Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

PGA Awards 2020: ‘1917’ vence e aumenta suas chances no Oscar

Dirigido por Sam Mendes, “1917” está em cartaz nos cinemas brasileiros (Foto: Divulgação).

Na noite do último sábado, dia 18, o Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (Producers Guild of America – PGA) realizou no The Hollywood Palladium Hotel, em Los Angeles, a 31a cerimônia de entrega do PGA Awards. E o vencedor do prêmio de melhor filme, o The Darryl F. Zanuck Award, foi “1917” (Idem – 2019), que será lançado nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, dia 23.

 

Dirigido por Sam Mendes, “1917” está ganhando força nesta reta final da temporada de premiações e, agora, é o favorito ao Oscar. Isto se deve ao fato de o PGA Awards ser um dos principais termômetros do prêmio mais cobiçado do cinema mundial, pois muitos de seus membros integram a da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) e têm direito a voto. Uma prova disso é que nos últimos 30 anos, 21 vencedores do The Darryl F. Zanuck Award foram agraciados com o Oscar de melhor filme, entre eles, “Green Book – O Guia” (Green Book – 2018).

 

“Toy Story 4″ é uma das apostas da Disney na temporada de premiações (Foto: Divulgação).

 

Na categoria de melhor animação, o escolhido pelo PGA foi “Toy Story 4” (Idem – 2019). A nova aventura de Woody e companhia, dirigida por Josh Cooley, também é apontada como favorita ao Golden Boy desta categoria por causa da vitória da noite passada.

 

No entanto, o resultado do PGA Awards não possibilita nenhuma predição no que tange ao Oscar de melhor documentário. Apontado como favorito ao Golden Boy de documentário em longa-metragem, “Apollo 11” (Idem – 2019), de Todd Douglas Miller, venceu o PGA, mas foi esnobado pela AMPAS, assim como outro título forte da temporada, “One Child Nation” (Idem – 2019), de Nanfu Wang e Jialing Zhang.

 

Considerando o número de prêmios recebidos até o momento, pode-se dizer que a produção com mais chances à estatueta dourada de documentário é “For Sama” (Idem – 2019), de Waad Al-Kateab e Edward Watts, seguida por “Honeyland” (Idem – 2019), de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, “Indústria Americana” (American Factory – 2019), de Steven Bognar e Julia Reichert, “The Cave” (Idem – 2019), de Feras Fayyad, e o brasileiro “Democracia em Vertigem” (2019), de Petra Costa.

 

Criado em 2002, o Stanley Kramer Award, prêmio especial é concedido a produções, produtores e profissionais que se destacam de alguma maneira na indústria, ficou com “O Escândalo” (Bombshell – 2019). Os outros homenageados do PGA Awards 2020 foram: Ted Sarandos (Milestone Award); Brad Pitt Dede Gardner e David Kleiner (David O. Selznick Achievement Award in Theatrical Motion Pictures); Marta Kauffman (Norma Leae Achievement Award in Television); e Octavia Spencer (Visionary Award).

 

Clique aqui para conferir os vencedores das categorias de televisão e streaming.

 

Leia também:

Oscar 2020: ‘Coringa’ lidera com 11 indicações

Critics’ Choice Awards 2020: ‘Era Uma Vez em… Hollywood’ é o grande vencedor

DGA Awards 2020: Quentin Tarantino e Martin Scorsese disputam o prêmio

PGA Awards 2020: ‘Era Uma Vez em… Hollywood”, “Coringa” e “1917” são indicados

BAFTA Awards 2020: ‘Coringa’ lidera com 11 indicações

WGA Awards 2020: confira os indicados

Globo de Ouro 2020: ‘1917’ e ‘Era Uma Vez em… Hollywood’ são os grandes vencedores

Oscar 2020: ‘A Vida Invisível’ está fora da disputa de melhor filme internacional

SAG Awards 2020: ‘Era Uma Vez em… Hollywood’ e ‘O Irlandês’ são líderes de indicações

Globo de Ouro 2020: ‘Era Uma Vez em… Hollywood’, ‘O Irlandês’ e ‘História de um Casamento’ lideram a disputa

Critics’ Choice Awards 2020: ‘O Irlandês’ lidera com 14 indicações

Gotham Awards 2019: ‘História de um Casamento’ vence em quatro categorias

Independent Spirit Awards 2020: ‘A Vida Invisível’ é indicado ao prêmio de melhor filme internacional

Comentários




    gl