Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Gotham Awards 2019: ‘História de um Casamento’ vence em quatro categorias

Produção original Netflix, “História de um Casamento” é uma das apostas da Netflix na atual temporada de premiações americana (Foto: Divulgação).

Na noite da última segunda-feira, dia 02, foi realizada no Cipriani Wall Street, em Nova York, a 29a cerimônia de entrega do Gotham Awards, concedido pelo Independent Filmmaker Project (IFP), instituição composta por cineastas e jornalistas. E o grande vencedor foi “História de um Casamento” (Marriage Story – 2019), de Noah Baumbach.

 

Produção original Netflix, “História de um Casamento” levou quatro prêmios ao total: melhor filme, ator para Adam Driver, roteiro para Baumbach e o Audience Award (voto popular). Estrelado por Driver e Scarlett Johansson, o longa será disponibilizado no catálogo da gigante do streaming na próxima sexta-feira, dia 06.

 

O Gotham Awards é um dos principais prêmios concedidos ao cinema independente, o que acaba por fortalecer seus vencedores na temporada de premiações, pavimentando o caminho para o Oscar, que, no próximo ano, será realizado em 09 de fevereiro.

 

Nesta edição do Gotham Awards, o Brasil marcou presença com “Democracia em Vertigem” (2019), que disputou a categoria de melhor documentário. Dirigido por Petra Costa e produzido pela Netflix, o longa perdeu para “Indústria Americana” (American Factory – 2019), de Steven Bognar e Julia Reichert, que também é uma produção da empresa de streaming.

 

Os homenageados pelo IFP desta edição foram a cineasta Ava DuVernay (Director Tribute), o executivo Glen Basner (Industry Tribute) e os atores Sam Rockwell (Actor Tribute) e Laura Dern (Actress Tribute).

 

Confira a lista de vencedores:

Melhor filme:

– “História de um Casamento”.

Melhor documentário:

– “Indústria Americana”.

Melhor ator:

– Adam Driver – “História de um Casamento”.

Melhor atriz:

– Awkwafina – “The Farewell”.

Melhor roteiro:

– “História de um Casamento” – Noah Baumbach.

Diretor revelação:

– Laure De Clermont-Tonnerre – “The Mustang” (Idem – 2019).

Ator / atriz revelação:

– Taylor Russell – “Waves” (Idem – 2019).

Série revelação (longa-metragem):

– “Olhos que Condenam” (When They See Us – 2019).

Série revelação (curta-metragem):

– “PEN15” (Idem – 2019).

Director Tribute:

– Ava DuVernay.

Actor Tribute:

– Sam Rockwell.

Actress Tribute:

– Laura Dern.

Industry Tribute:

– Glen Basner.

Audience Award:

– “História de um Casamento”.

 

Leia também:

Independent Spirit Awards 2020: ‘A Vida Invisível’ é indicado ao prêmio de melhor filme internacional

Gotham Awards: a temporada de premiações está oficialmente aberta

Comentários




    gl