Prêmio SRzd Carnaval 2019: veja as justificativas sobre os vencedores

Prêmio SRzd Carnaval SP 2018. Foto: SRzd – Claudio L Costa

O Prêmio SRzd Carnaval chega a sua 12ª edição com 28 vencedores em categorias espalhadas pelo Grupo Especial, Série A e Série B, além de uma especial ligada à comunicação e marketing. O SRzd anunciou os premiados após o o último desfile de cada grupo do Carnaval carioca e agora,divulga as justificativas da equipe para cada um dos ganhadores.

Grupo Especial

MELHOR ESCOLA: Vila Isabel

A parte plástica da Vila Isabel estava irretocável, maravilhosa, tanto no quesito fantasia, quanto em alegoria e enredo. Apesar de ser um tema clássico, o Edson Pereira conseguiu transformá-lo em um enredo fantástico. Foi fidedigno à história. A Vila Isabel fez um belíssimo Carnaval. Mas como Melhor Escola não é só avaliação do carnavalesco, também entra o intérprete Tinga, a bateria renovada da Vila Isabel, que deu verdadeiro show, além de evolução, canto. Ou seja, foi a escola mais completa que se apresentou na Sapucaí.

MELHOR CARNAVALESCO: Vila Isabel (Edson Pereira)

A escolha pelo Edson Pereira se deu pelo desfile irrepreensível que fez pela Vila Isabel. Não víamos a Vila tão linda, tão requintada como agora. Um enredo que era conservador, clássico, o Edson fez com maestria incrível. Todas as fantasias eram lindíssimas. O trabalho plástico das alegorias era maravilhoso. Ele já fez um trabalho fantástico no passado na Viradouro e voltou a repetir  um trabalho maravilhoso na Vila Isabel. Edson na Vila Isabel fez um trabalho irrepreensível. 

MELHOR ENREDO: Paraíso do Tuiuti

A inusitada proposição temática do carnavalesco Jack Vasconcelos sobre a história do bode Ioiô teve concepção, desenvolvimento e execução de fácil leitura, possibilitando um grande momento dos desfiles.

MELHOR SAMBA-ENREDO: Salgueiro

Este Samba tem em suas 30 linhas a dissertação do enredo contido na sinopse, sendo que em nossa língua (portuguesa) ou na língua do Orixá (africano) consegue em sua poesia apresentar o que a escola mostrou claramente durante o seu desfile. Detalhe para sutilmente lembrar do seu grande e saudoso destaque:
“Bahia, os meus olhos ainda estão brilhando
Hoje marejados de saudade
Incorporado de felicidade”
“Bahia os meus olhos estão brilhando
De tanta felicidade”.

MELHOR INTÉRPRETE: Mangueira (Marquinho Art’Samba)

Marquinho Art’Samba mostrou ter raízes na sua Mangueira e, com uma bela interpretação, segurou o canto dando aquele suporte ao chão da escola, levando aos desfilantes e torcedores das arquibancadas, camarotes e frisas a energia positiva que se faz necessário para que um samba de enredo aconteça por ocasião do desfile. Com passagens pela Mocidade, Imperatriz e Império Serrano, Art’Samba acumulou bastante experiência, o que lhe deu segurança para a bela apresentação.

MELHOR BATERIA: Portela

Com um ótimo desempenho, a bateria da Portela desfilou com ritmo coeso e bossas espetaculares, com destaque para a bossa do refrão do meio. A complexidade uniu-se à criatividade e boa execução. A Bateria do Mestre Nilo teve um final de desfile apoteótico!

MELHOR COMISSÃO DE FRENTE: Viradouro

A Comissão de Frente da Viradouro uniu os principais ingredientes para um quesito premiado. Figurinos impecáveis, coreografia afinada, teatralização pertinente e interação com o público. Mostrou que a parceria coreógrafo e carnavalesco é o principal caminho para o êxito.

MELHOR CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Salgueiro (Sidclei e Marcella)

A preservação da coreografia do bailado do mestre-sala e da porta-bandeira, em sua forma apresentada por Cabral (1996) e nomeada por Rego (1996), possui grande importância para a cultura do samba. Os manuais reguladores do julgamento dos desfiles determinam regras específicas em relação à performance do par.
As punições, que são justificadas pelos julgadores, geralmente são aplicadas em relação à indumentária, ao estilo, a execução e inovação, e a ocupação do espaço cênico.

Considerando estas observações, dentre os casais que desfilaram em 2019, o Prêmio SRzd Carnaval foi dedicado ao casal do Salgueiro por ter apresentado o ancestral bailado do mestre-sala e da porta-bandeira, cumprindo, assim, as determinações dos manuais reguladores e inserindo, sem prejuízo para a coreografia, movimentos, passos e gestual da dança religiosa, em concordância com o enredo e a luz do samba-enredo, seguindo a mesma matriz da dança do samba, na tendência dos dançarinos, numa excelente ocupação do espaço reservado a sua apresentação.

O casal não se apropriou de movimentos de danças fora do contexto afro-brasileiro, inovou sem realizar releituras ou cópias de performances de outros dançarinos. O casal construiu um estilo próprio, a partir do feitio de cada um: ele, um malandro carioca; ela, uma sambista bailarina, dançando o bailado do mestre-sala e da porta-bandeira.

MELHOR ALA DE PASSISTAS: Mocidade Independente

A Mocidade confirmou ter uma das melhores ala de passistas do Carnaval carioca, tendo George Louzada (também vencedor do prêmio pela Unidos de Padre Miguel) no comando de um time vibrante e aguerrido, com vários passistas de alto nível, favorecidos por um figurino funcional para uma performance de dinâmica espetacular.

MELHOR ALA DE BAIANAS: Vila Isabel

O carnavalesco Edson Pereira desenvolveu um belíssimo trabalho com os figurinos das baianas da escola. A vestimenta simbolizava a Vila vestindo sua realeza, com luxo e a riqueza, para celebrar a nobreza do Morro dos Macacos, protegida pela sua negritude.

O figurino encantou pela forma e pela maneira minuciosa com que foi idealizado, desenvolvido no protótipo e construído na Avenida. Com uma saia personificada, a vestimenta apresentou uma grande diversificação de materiais. Com base no veludo azul royal trançado e um belíssimo trabalho junto às artes plumarias e tules, nas golas e cabeças, a vestimenta agregou valor e volume ao belo figurino apresentado. Nos acabamentos, a escola utilizou isopor, rendas e placas, tudo extremamente bem finalizado, com bordados minuciosos, sem deixarmos de destacar o trabalho desenvolvido nas perucarias brancas, somando ao figurino um visual ainda mais próximo do proposto pelo carnavalesco. Figurino impecável.

REVELAÇÃO: Fafá, mestre de bateria da Grande Rio

Mestre Fafá fez uma das melhores estreias de um Mestre de bateria já vista na Sapucaí. Com apenas 28 anos, impôs sua filosofia de trabalho e resgatou a bateria da Grande Rio para as notas máximas. Muito talento, dedicação e suor na camisa!

Série A

MELHOR ESCOLA: Estácio de Sá

Um trabalho impecável, muito bonito do carnavalesco Tarcisio Zanon. Ele caprichou em fantasias, alegorias, no desenvolvimento do enredo, que falava do Deus Negro do Panamá. A Estácio de Sá foi completa, inteira. A escola foi maravilhosa e merece esse prêmio.

MELHOR COMISSÃO DE FRENTE: Estácio de Sá

A Comissão de Frente da Estácio trouxe emoção para a Marquês de Sapucaí. Com figurinos bastante realistas, transportou todos para um cena já conhecida (a Via Crucis e crucificação de Cristo) e, mesmo assim, conseguiu ser criativa, única e especial. Um belo registro na Sapucaí.

MELHOR BATERIA: Renascer de Jacarepaguá

Na estreia de Mestre Sampaio, a bateria da Renascer de Jacarepaguá conseguiu um excelente desempenho, com bossas criativas e bem executadas, pressão na levada rítmica, ótimas afinações e um fantástico equilíbrio de timbres.

MELHOR ALA DE PASSISTAS: Unidos de Padre Miguel

A ala comandada por George Louzada e Elaine Nascimento teve evolução perfeita, exímio alinhamento e muito samba no pé. Foi um rolo compressor na Avenida.

MELHOR CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Estácio de Sá (José Roberto e Alcione)

O casal da Estácio de Sá bailou com simpatia e tranquilidade. A performance foi executada com harmonia pelo par. José Roberto e Alcione Carvalho demonstraram sincronismo e uma grande sintonia na finalização dos movimentos coordenados, desenvolvendo com serenidade e segurança os movimentos, passos e gestual característicos do bailado.

A coreografia foi acrescida por passos da dança afro-religiosa de forma bastante pertinente, sem modificar o conteúdo do ancestral bailado do mestre-sala e da porta-bandeira.

Diferente do que o casal apresentou no desfile de 2018, este ano, sua evolução coreográfica se realizou de maneira mais morosa e delicada, no entanto, preservando-se a potência, que é a característica personalíssima na forma como estes sambistas dançam.

Apreciável de ver a passagem do casal conduzindo o pavilhão da escola!

MELHOR CARNAVALESCO: Acadêmicos do Cubango (Gabriel Haddad e Leandro Bora)

Gabriel Haddad e Leandro Bora são dois jovens talentosíssimos. Essa dupla tem feito trabalhos memoráveis. Eles trabalham com muito pouco tempo e o fazem maravilhosamente bem. Eles conhecem exatamente como deve funcionar uma trama de um enredo de escola de samba. Cada fantasia, cada elemento alegórico, totalmente adaptado ao enredo. E a criação disso é feita de uma forma com muito bom gosto, muito colorido. Os dois carnavalescos são a grande sensação do momento. Pelo segundo ano consecutivo, eles fazem um trabalho impecável na Cubango. O Grupo Especial tem que estar de olho. 

MELHOR ENREDO: Acadêmicos de Santa Cruz

A bela homenagem em vida à atriz Ruth de Souza foi desenvolvida por Cahê Rodrigues de forma bastante comovente.

MELHOR SAMBA-ENREDO: Renascer de Jacarepaguá

Mais um samba-enredo com as assinaturas de Cláudio Russo, Moacyr Luz e Diego Nicolau, o que está virando rotina. Mais um dos tantos que homenageiam Orixás, Santos e a Bahia neste Carnaval de 2019. É um bom samba-enredo na sua concepção, pois em sua letra narra o enredo e tem em sua melodia a marca dos seus compositores, poeta, músico e cantor em perfeita afinidade.

MELHOR INTÉRPRETE: Império da Tijuca (Daniel Silva)

Daniel Silva é um novo Pavarotti do samba. Com a voz potente e firme, consegue dar um molho todo especial às suas interpretações. Como músico e cantor, sabe bem colocar a voz dentro do tom em suas apresentações, passando a energia positiva para os desfilantes da escola que defende.

MELHOR ALA DE BAIANAS: Acadêmicos do Cubango

Com uma plástica limpa, homogênea e tradicional, as baianas da agremiação apresentaram vestimentas convencionais, mas com um belíssimo trabalho de construção, resultando em um grande efeito visual. O figurino foi construído com base no laminado branco com estampas em prata, apresentando máscaras rituais, cabaças, búzios e palhas, além do capim dourado na composição de gola e cabeça. A fantasia se destacou pela essência, pela leitura e identificação com o enredo proposto.

PRÊMIO ESPECIAL DE SUPERAÇÃO: Unidos da Ponte

Após muitos anos longe do templo principal dos desfiles, a Unidos da Ponte reapareceu na Sapucaí enfrentando quatro enormes desafios: a estrutura financeira desigual da escola que sobe ante suas concorrentes no novo grupo, um incêndio, uma enchente e um temporal no momento de sua armação para o desfile. Surpreendentemente superou tudo isso, entrou na Avenida com um desfile robusto para uma valente reedição de seu enredo “Oferendas”. O samba-enredo memorável, o vistoso trabalho plástico do carnavalesco Guilherme Cadiwe, uma aguerrida ala de passistas e uma possante bateria comandada por mestre Vitinho foram destaques do retorno glorioso da escola meritiense em 2019.

Série B

MELHOR BATERIA: Vizinha Faladeira

Comandados por mestre Jorginho, os ritmistas da Vizinha Faladeira tiveram tudo que uma bateria nota 10 precisa: cadência, manutenção do ritmo, afinação e bossas em cima da melodia. Uma passagem brilhante pela Estrada Intendente Magalhães.

MELHOR COMISSÃO DE FRENTE: Lins Imperial

Coreografada por Luiz Carlos e Natasha Lima, a comissão de frente da Lins Imperial abriu o desfile da escola com a cara do grupo, do enredo e da agremiação. Simples e criativa, a apresentação sintetizou o homenageado Bezerra da Silva e conseguiu brindar o público com uma passagem leve, descontraída e correta.

MELHOR CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Vizinha Faladeira (Jorge Vinícius e Laís Lúcia)

O casal apresentou no desfile o autêntico bailado do mestre-sala e da porta-bandeira, colaborando, desta maneira, para a preservação da coreografia original da dança. O mestre-sala usou, com galhardia, um leque, símbolo da elegância do personagem, e, com este adereço, conduziu a performance do par. A realização harmônica dos movimentos coordenados revelou a sintonia do par e a perfeita sincronização de passos, gestos e movimentos obrigatórios do bailado ancestral. Garbo, cortesia e elegância foram as marcas para a efetivação do bailado harmonioso. O casal, de fato, bailou pela Avenida!

MELHOR ALA DE BAIANAS: Lins Imperial

Com uma indumentária forte, expressiva e abundantemente colorida, a ala de baianas da escola Lins Imperial passeou pelos Pantones neons, com leves variações em lilás e branco. Com uma saia que transparecia leveza as baianas se apresentaram com um figurino em rendas, tules e tecidos quadriculados, com acabamentos expressivos com galões dourados. Destaque para a energia e vitalidade das baianas que mostraram respeito a tradição e história da agremiação.

MELHOR ALA DE PASSISTAS: Engenho da Rainha

A ala de passistas da Engenho da Rainha, comandada pelo querido diretor Kaio Mackenzie, apresentou um trabalho leve, expressivo e de boa comunicação com o público. Em frente à cabine de imprensa, a ala desenvolveu um belíssimo trabalho e uma boa apresentação. Com um figurino predominantemente no Pantone Pink Yarrow, leves tons de lilás e adereços dourados, a ala, apesar de seus contratempos com suas fantasias, não se abalou e salientou sua arte, que é o samba no pé, mostrando de maneira emocionante que o passista entra no show para sambar e mostrar seu amor à escola. Parabéns à direção que fez um bonito trabalho.

 

COMUNICAÇÃO E MARKETING: Roteiro dos Desfiles

Completando 10 anos em 2019, o Roteiro dos Desfiles é o fiel companheiro não só daquele torcedor que está na frisa ou arquibancada, como também de profissionais da imprensa que utilizam a revista para se informar e realizar seus trabalhos da melhor maneira possível. De forma organizada e resumida, o livreto explica o que cada escola apresentará no desfile e serve de guia para aquilo que será visto na passarela do samba. Um trabalho digno e muito competente do pesquisador Marcos Roza e equipe. Parabéns! Que venham mais anos de sucesso, pois o Carnaval agradece.

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