Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Judy: Muito Além do Arco-Íris’: Renée Zellweger brilha como Judy Garland

Os anos dourados de Hollywood foram marcados não apenas por produções memoráveis que resistiram bravamente ao teste do tempo, como também pelo controle dos executivos de estúdios sobre seus astros e estrelas, uma vez que havia a necessidade de transmitir ao público a imagem de perfeição que serviria de modelo para a consolidação do american way of life. Neste contexto, Louis B. Mayer, o homem mais poderoso da indústria à época, responsável por seu principal estúdio, a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), era o mais rígido e voraz, que tinha entre suas estrelas uma menina de potência vocal inigualável que alçou a fama ao desbravar a terra de Oz para a própria MGM: Judy Garland.

 

Filha de artistas de Vaudeville, Garland começou a carreira aos três anos de idade cantando músicas natalinas, estreando, profissionalmente, no cinema num curta-metragem da MGM, “Every Sunday” (Idem – 1936), de Felix E. Feist. Três anos depois, a atriz e cantora se tornou uma das maiores estrelas do cinema americano como Dorothy no musical “O Mágico de Oz” (The Wizard of Oz – 1939), de Victor Fleming. Mas a pressão do estúdio e da fama levaram Garland a um caminho marcado pelo alcoolismo, dependência química, depressão, solidão e, como resultado, a decadência profissional que potencializou todos os problemas anteriores, encerrando sua carreira cinematográfica no início dos anos 1960 com “Na Glória, a Amargura” (I Could Go on Singing – 1963), de Ronald Neame. Sem o respeito de outrora nos Estados Unidos nem dinheiro, Garland seguiu para uma temporada de shows em Londres, Inglaterra, antes de morrer em decorrência de uma overdose de barbitúricos. E é este o período mostrado em “Judy: Muito Além do Arco-Íris” (Judy – 2019), uma das estreias desta quinta-feira, dia 30.

 

Richard Cordery e Darcy Shaw em cena como Louis B. Mayer e Judy Garland (Foto: Divulgação).

 

Com direção de Rupert Goold, “Judy: Muito Além do Arco-Íris” começa mostrando uma conversa entre Judy (Darci Shaw) e Louis B. Mayer (Richard Cordery) no set de “O Mágico de Oz” antes da audição da menina, que tinha como concorrente Shirley Temple. Em seguida, dá um salto para a década de 1960 para apresentar a versão adulta da atriz, interpretada por Renée Zellweger, ao lado dos filhos mais novos, frutos do casamento com o produtor Sidney Luft. Despejada com as crianças, Judy recorre ao ex-marido para abrigá-las. Sem ter para onde ir, procura sua primogênita, Liza Minnelli (Gemma-Leah Devereux). Falida e decadente, tem nos shows em Londres sua única chance de dar a volta por cima, carregando na bagagem todos os seus problemas.

 

Com reconstituição de época e caracterizações cuidadosas, “Judy: Muito Além do Arco-Íris” é um filme honesto que não varre para debaixo do tapete o lado sombrio do antigo sistema de estrelas e estúdios, que muito exigia de seus profissionais, levando-os ao limite. Desta forma, o alcoolismo e o vício de Judy Garland em remédios controlados são esmiuçados sem concessões, assim como suas consequências, dentre elas, o afastamento dos filhos mais novos, cuja guarda ficou com o pai.

 

Renée Zellweger tem chances reais de vencer o Oscar de melhor atriz (Foto: Divulgação).

 

No entanto, o drama de Judy Garland funciona com tanta potência neste longa graças à atuação de Renée Zellweger. Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Cold Mountain” (Idem – 2003), Zellweger mergulha na personalidade e nas dores da eterna Dorothy num trabalho minucioso e sensível, atingindo o ápice da emoção na triste performance de “Over the Rainbow”, a canção mais famosa de “O Mágico de Oz”.

 

Baseado na peça “End of the Rainbow”, de Peter Quilter, “Judy: Muito Além do Arco-Íris” é mais do que uma cinebiografia de fórmula convencional. É um filme doloroso sobre a luta de uma estrela contra seus próprios fantasmas, mostrando como ela viajou diretamente do céu para o inferno sem conquistar seu pote de ouro no final do arco-íris.

 

* “Judy: Muito Além do Arco-Íris” recebeu duas indicações ao Oscar 2020: melhor atriz para Renée Zellweger e cabelo e maquiagem.

 

Leia também:

DGA Awards 2020: Sam Mendes vence por ‘1917’

SAG Awards 2020: ‘Parasita’ vence o Actor de melhor elenco

PGA Awards 2020: ‘1917’ vence e aumenta suas chances no Oscar

Oscar 2020: ‘Coringa’ lidera com 11 indicações

Critics’ Choice Awards 2020: ‘Era Uma Vez em… Hollywood’ é o grande vencedor

BAFTA Awards 2020: ‘Coringa’ lidera com 11 indicações

WGA Awards 2020: confira os indicados

Globo de Ouro 2020: ‘1917’ e ‘Era Uma Vez em… Hollywood’ são os grandes vencedores

Gotham Awards 2019: ‘História de um Casamento’ vence em quatro categorias

Independent Spirit Awards 2020: ‘A Vida Invisível’ é indicado ao prêmio de melhor filme internacional

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Brasil

Gaúcha, Xuxa desabafa diante da politização da tragédia no Sul

Gaúcha, Xuxa desabafa diante da politização da tragédia no Rio Grande do Sul. A apresentadora usou as redes sociais nesta…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Brinco da Marquesa recebe X-9 Paulistana em baile para exaltar mães

Campeã do Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a escola de samba Brinco da…

13 horas ago
  • Televisão

Fátima nega ter acabado com TV Globinho e revela bastidores do temido Plantão

Fátima nega ter acabado com TV Globinho e revela bastidores do temido Plantão. Apresentadora é entrevistada desta sexta-feira (10) no…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Cidade do Samba 2 deve ficar pronta em 2026; cessão de espaço foi assinada nesta sexta

Rio. A Estação Ferroviária Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, Região Central do Rio, será revitalizada em iniciativa da Prefeitura e…

13 horas ago
  • Brasil

Pedro Scooby emociona ao fazer carinho em bebê resgatado no Rio Grande do Sul

Pedro Scooby emociona ao fazer carinho em bebê resgatado no Rio Grande do Sul. Surfista e amigos trabalham há dias…

13 horas ago
  • Brasil

RS: Luisa Mell resgata cachorra no telhado de casa

Solidariedade. A ativista pela causa dos animais Luisa Mell é mais uma famosa que está no Rio Grande do Sul para…

13 horas ago