Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

DGA Awards 2020: Sam Mendes vence por ‘1917’

Dirigido por Sam Mendes, “1917” está em cartaz nos cinemas brasileiros (Foto: Divulgação).

Na noite do último sábado, dia 25, o Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (Directors Guild of America – DGA) realizou no Ritz-Carlton Hotel, em Los Angeles, a 72a edição do DGA Awards. E o grande vencedor da noite foi Sam Mendes por “1917” (Idem – 2019).

 

A vitória de Sam Mendes como melhor diretor de longa-metragem o coloca numa situação bastante confortável na corrida pelo Oscar de melhor direção. Isto se deve ao fato de o DGA Award ser o principal termômetro da categoria porque parte dos membros do Sindicato também integra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) e tem direito a voto.

 

Vencedor de outro importante termômetro da premiação da AMPAS, o Globo de Ouro, concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association – HFPA), Sam Mendes derrotou Taika Waititi por “Jojo Rabbit” (Idem – 2019) e três de seus adversários na corrida pelo Oscar, Quentin Tarantino por “Era Uma Vez em… Hollywood” (Once Upon a Time… in Hollywood – 2019), Martin Scorsese por “O Irlandês” (The Irishman – 2019) e Bong Joon-ho por “Parasita” (Gisaengchung – 2019, Coreia do Sul). No Oscar, Mendes também enfrenta Todd Phillips por “Coringa” (Joker – 2019).

 

O DGA Award de melhor diretor estreante ficou com Alma Har’el por “Honey Boy” (Idem – 2019), que tinha como concorrentes Mati Diop por “Atlantique” (Atlantics – 2019), Tyler Nilson e Michael Schwarttz por “The Peanut Butter Falcon” (Idem – 2019), Melina Matsoukas por “Queen & Slim” (Idem – 2019) e Joe Talbot por “The Last Black Man in San Francisco” (Idem – 2019).

 

Na categoria de melhor direção de documentário, o DGA Award foi entregue a Steven Bognar e Julia Reichert por “Indústria Americana” (American Factory – 2019), um dos títulos fortes da temporada, que tinha como adversários Alex Holmes por “Maiden” (Idem – 2019), Nanfu Wang e Jialing Zhang por “One Child Nation” (Idem – 2019), Feras Fayyad por “The Cave” (Idem – 2019) e Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska por “Honeyland” (Idem – 2019).

 

Durante a cerimônia, o Sindicato também entregou os prêmios especiais para os homenageados desta edição, o assistente de direção Duncan S. Henderson (Frank Capra Achievement Award) e o diretor associado Arthur E. Lewis (Franklin J. Schaffner Achievement Award).

 

Clique aqui para conferir os vencedores das categorias de televisão.

 

Leia também:

SAG Awards 2020: ‘Parasita’ vence o Actor de melhor elenco

PGA Awards 2020: ‘1917’ vence e aumenta suas chances no Oscar

Oscar 2020: ‘Coringa’ lidera com 11 indicações

Critics’ Choice Awards 2020: ‘Era Uma Vez em… Hollywood’ é o grande vencedor

– DGA Awards 2020: Quentin Tarantino e Martin Scorsese disputam o prêmio

BAFTA Awards 2020: ‘Coringa’ lidera com 11 indicações

WGA Awards 2020: confira os indicados

Globo de Ouro 2020: ‘1917’ e ‘Era Uma Vez em… Hollywood’ são os grandes vencedores

Oscar 2020: ‘A Vida Invisível’ está fora da disputa de melhor filme internacional

Gotham Awards 2019: ‘História de um Casamento’ vence em quatro categorias

Independent Spirit Awards 2020: ‘A Vida Invisível’ é indicado ao prêmio de melhor filme internacional

 







Comentários

 




    gl