De olho no ensaio: Ilha faz treino alegre e se destaca em vários quesitos

O dia em que a União da Ilha não for alegre, não será a escola de samba que nós conhecemos. E para a felicidade dos amantes do Carnaval, a agremiação permanece levando ao pé da letra o verso do seu eterno samba-enredo: “É hoje o dia da alegria”. Seja o integrante da comunidade, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, o ritmista ou o dançarino da comissão de frente. Tudo na Ilha é sinônimo de festa, e não seria diferente no seu treino na Estrada do Galeão.

O De olho no ensaio esteve no desfile de preparação que a tricolor realizou em seu bairro de origem, em 23 de janeiro. Junto do grande público que acompanhava a apresentação da escola, a reportagem viu uma agremiação feliz, forte em todos os quesitos ensaiados e pronta para alçar voos maiores na segunda-feira de Grupo Especial, quando levará para a Avenida o enredo “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”, desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo.

+ Galeria de fotos

+ Galeria de vídeos

De olho no ensaio da União da Ilha (23 de janeiro). Foto: SRzd

“No chão, simpatia”

É difícil achar alguém que não simpatize com a União da Ilha do Governador. A escola nunca foi campeã, mas reúne admiradores por todo Brasil. Parte deles vive no bairro natal da agremiação e foi conferir de perto seus vizinhos, integrantes da comunidade insulana, que em grande número tomaram conta da Estrada do Galeão.

Quem foi, não se arrependeu. O desempenho em harmonia e evolução da escola é ótimo, com ressalvas às ultimas alas, que não mantiveram o entusiasmo dos primeiros componentes. O ápice da comunidade é no refrão principal, quando o mar de gente forma um tapete de mãos que se balançam de um lado a outro, acompanhado pelo verso “Vixi maria!”, da obra assinada por Myngal, Marcelão da Ilha, Roger Linhares, Marinho, Cap. Barreto, Eli Doutor, Fernando Nicola, Marco Moreno.

De olho no ensaio da União da Ilha (23 de janeiro). Foto: SRzd

Exigente, o diretor de Carnaval Dudu Azevedo acredita que ainda há correções para serem feitas até o desfile oficial, mas destacou a organização do treino e a forma como a escola desfilou. “Agora, a gente está afinando um pouquinho da evolução. Fizemos tudo no tempo, cronometrado como se fosse o dia do desfile. Mas alguém sentiu que em algum lugar foi um pouco mais rápido e outro sentiu que ficou mais devagar, então a gente tem que acertar esses detalhes de evolução”.

A organização do ensaio é realmente impressionante. A escola tratou a rua como se fosse o Sambódromo, com direito a paradas para apresentação em cabines de jurados. “A rua não é do tamanho da Sapucaí em termos de largura, mas nós equiparamos em distância e simulamos as cabines de jurados. Queremos casar as nuances da bateria em frente às cabines”, explicou Dudu.

De olho no ensaio da União da Ilha (23 de janeiro). Foto: SRzd

O comportamento bastante satisfatório da comunidade passa por dois pontos: samba e bateria. Ito Melodia leva a obra com a energia e o vigor peculiares do intérprete. Estreantes no posto, mestres Keko e Marcelo mantiveram o nível de excelência da bateria deixada por Ciça. A Baterilha, inclusive, é a atual vencedora do Prêmio SRzd-Carnaval no quesito.

Os ritmistas executam bossas ousadas e dentro da melodia e do enredo. Há presença de sanfona e triângulo no grupo, que dão o toque cearense às convenções realizadas na segunda parte do samba, que simula um forró. Em uma delas, os mestres chegam a dançar com a rainha Gracyanne Barbosa. A beldade esteve presente no ensaio e elogiou a bateria.

“Todo mundo ficou um pouco inseguro quando o Ciça caiu, mas o Keko e o Marcelo mantiveram o alto nível. Eles estão com um desempenho impressionante e têm mostrado uma segurança muito grande a cada ensaio, mesmo sendo o primeiro ano deles assumindo a bateria. E vão inovar também. Vai ter coreografia, bossa, tudo que tem direito”, disse a rainha.

De olho no ensaio da União da Ilha (23 de janeiro). Foto: SRzd

Gracyanne esbanjou samba no pé e simpatia durante todo o treino. Atenciosa, atendeu aos fãs e tirou fotos. Quem também marcou presença foi Cacau Protásio. A atriz está mais do que confirmada no desfile oficial e foi outra que deu show de simpatia no ensaio da tricolor.

“Eu acho que a Ilha é uma escola de muita garra e felicidade. Eu já via isso ano passado e esse ano tive a confirmação. A escola tem uma alegria que contagia todos os ensaios”, comentou Gracyanne.

De olho no ensaio da União da Ilha (23 de janeiro). Foto: SRzd

Comissão e casal à vera

A maioria das comissões de frente optam por ensaiar separada para não quebrar a surpresa do dia do desfile. Para o coreógrafo Leandro Azevedo, contudo, a presença do grupo no treino de rua não estraga o segredo da comissão. À vera, os bailarinos abriram o ensaio de rua da escola já com a coreografia oficial, que mistura dança com teatralização. O grupo foi bastante aplaudido pelo público que acompanhava o desfile.

De olho no ensaio da União da Ilha (23 de janeiro). Foto: SRzd

Desfilando atrás do grupo, mais uma esperança de nota máxima para União. O casal Phelipe Lemos e Dandara Ventapane também realizou parte da apresentação que pretende levar ao desfile oficial. Com uma dança que mistura leveza e garra, a dupla foi outro ponto de destaque do treino da agremiação.

Vale lembrar que a porta-bandeira deu à luz em novembro, retomou os ensaios com o parceiro em dezembro e já está pronta para encarar a passarela do samba.

“Eu fiquei apenas de fora de dois ensaios da Ilha desde que ela voltou a ensaiar. Graças a Deus, a gestação foi tranquila para que eu não ficasse tanto tempo longe. Esse ano a preparação foi diferente, peguei mais leve por conta da gestação, mas agora voltamos com tudo e já estamos com coreografia fechada. Acho que um filho deixa a gente com muito mais garra. Eu e o Phelipe estamos muito empenhados em buscar e conseguir os 40 pontos”, afirmou Dandara.

De olho no ensaio da União da Ilha (23 de janeiro). Foto: SRzd

Confira a série “De olho no ensaio”

+ Comunidade incansável da Beija-Flor mostra excelente evolução

+ Resgate da bateria e comunidade solta marcam treino da Grande Rio

+ Mocidade arrasta o povo em treino com pique de Avenida

+ Sinfônica do Samba comanda treino em forma de festa do Império Serrano

+ ‘Certinha de Ramos’? Imperatriz deixa apelido de lado em treino alegre e vibrante

+ Em treino impressionante, Viradouro mostra excelência em quesitos de chão

+ A força de um grande samba impulsiona comunidade da Mangueira

Comentários

 




    gl