ONS: Brasil vive maior crise hidrológica desde 1930

Água. Foto: Pixabay

Água. Foto: Pixabay

O ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, emitiu nota técnica ao Ministério de Minas e Energia e para a Agência Nacional de Águas e Saneamento, nesta sexta-feira, (4), onde alerta que os reservatórios, de pelo menos oito usinas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, podem estar vazios até o final de novembro.

Segundo o ONS, a perspectiva é a perda do “controle hidráulico de reservatórios da bacia do Rio Paraná”, no 2º semestre de 2021. A informação está registrada no documento “Avaliação das Condições de Atendimento Eletroenergético do Sistema Interligado Nacional”, que registra que com a ocorrência na bacia do Paraná, serão consequências restrições no atendimento energético nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com o operador, “a redução das defluências mínimas no Baixo Paraná, operação abaixo da cota mínima em Ilha Solteira e Três Irmãos e o uso de todos os recursos armazenados nas bacias dos rios Grande e Paranaíba podem permitir a manutenção da governabilidade hidráulica de reservatórios da bacia do Rio Paraná até novembro”, e recomenda “a flexibilização das restrições hidráulicas dos aproveitamentos localizados nas bacias dos rios São Francisco e Paraná; aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas; importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia”. Em nota divulgada para a imprensa, o ONS afirmou que o Brasil passa pela pior crise hidrológica desde 1930.

“É neste contexto que todos os esforços estão sendo envidados, com transparência e informação à população, para que o país atravesse a crise hídrica sem problemas no fornecimento de energia, que como dito anteriormente, está garantido este ano”.

+ Sidney Rezende: ‘Exército abre precedente gravíssimo ao não punir Pazuello’

+ SP: prefeito de Matão, Scardoelli morre aos 67 anos

+ Após divulgação de vídeo, Aziz diz que ‘gabinete paralelo ditava quem ia morrer’

+ Cantora que emocionou no ‘Caldeirão’ morre em SP

+ RN: estado registra dois tremores de terra

+ RJ: ex-governador Pezão é condenado a quase 100 anos de prisão

+ Tiago Abravanel rebate fala homofóbica de Patrícia Abravanel: ‘Pessoas morrem por isso’

+ Agora nos braços da Virgem de Nazaré, Dominguinhos comandou a 2ª maior catarse da Sapucaí

Comentários

 




    gl