Após divulgação de vídeo, Aziz diz que ‘gabinete paralelo ditava quem ia morrer’

Médicos em reunião com Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução do YouTube – site Metrópoles

O presidente da CPI da Covid-19, o senador Omar Aziz (PSD), se manifestou, nesta sexta-feira (4), sobre uma reportagem divulgada com exclusividade pelo site Metrópoles que sugere a existência de um “gabinete paralelo” no governo Federal e que ele teria sido o núcleo de decisões referentes ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no país.

+ Veja a cobertura completa da CPI da Covid-19 no Senado Federal

+ Relembre o que disse Nise Yamaguchi na CPI

Aziz disse que o conteúdo da gravação, feita em setembro de 2020, confirma uma tese da Comissão de que o grupo era responsável por instruir o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sobre quais medidas deviam ser tomadas no combate à doença.

“Neste momento, muitos brasileiros estão estarrecidos quando olham um vídeo desses. Nós, que estamos na CPI, já sabíamos que existia um gabinete paralelo. Uma prova maior ainda que ele existe e, o pior de tudo, que no dia 8 de setembro tanto a Pfizer quanto o Butantan já tinham oferecido vacinas para o Brasil, e o Brasil não respondeu. Até dezembro, foram mais de 53 e-mails mandados ao Ministério da Saúde pela Pfizer, e não responderam. O gabinete paralelo é responsável pelas vidas de muitas pessoas que foram perdidas para a Covid-19. O gabinete paralelo ditava a tua saúde, a minha saúde; quem ia morrer e quem ia viver. Isso é o saldo que nós temos hoje”, disse o senador ao Metrópoles. Pelo Twitter, Omar também se pronunciou:

+ o vídeo:

Imagens obtidas pelo site Metrópoles e divulgadas hoje, mostram uma reunião de médicos e aliados com o presidente Bolsonaro, realizada em 8 de setembro, com trechos onde são feitas ressalvas quanto ao processo envolvendo as vacinas para a Covid-19 e a defesa da hidroxicloroquina para o tratamento da doença.

Entre os participantes estão a imunologista Nise Yamaguchi, o deputado Federal Osmar Terra, o virologista Paolo Zanoto e outros médicos de diferentes especialidades.

+ Sidney Rezende: ‘Exército abre precedente gravíssimo ao não punir Pazuello’

+ Copa América; Conmebol divulga tabela; estreia acontece em 13 de junho

+ Pré-sal proporciona recorde para a Petrobrás

+ Cid Moreira relembra drama pessoa ao homenagear Whindersson Nunes

+ Samantha Schmutz convoca classe artística: ‘Acabou a brincadeira’

+ Tiago Abravanel rebate fala homofóbica de Patrícia Abravanel: ‘Pessoas morrem por isso’

Comentários

 




    gl