Categories: Cheryl BernoColunas

Quem não levantar para idoso pode levar multa no Estado do Rio

Ontem, 12 de junho, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou a Lei nº 8.415, de iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio, estipulando multa de R$ 51,31 para quem não ceder o lugar em transportes públicos intermunicipais para idosos, pessoas com crianças de colo, gestantes, obesos, deficientes e pessoas com limitação temporária de locomoção, que tem preferência em todos os assentos.

As empresas que descumprirem as regras, inclusive de colocar o aviso que 100% dos assentos são para este público, ficam sujeitas à multa de R$ 342,11, além das penalidades já previstas em outras leis. A nova regra não explica quem vai fiscalizar e multar.

No município do Rio de Janeiro, já exista o Decreto nº 45.682/2019, que determina que todo assento é preferencial no transporte público, para obesos, gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos, pessoas com deficiência e autistas. De acordo com o Censo 2010, cerca de 23,9% da população do Município do Rio de Janeiro possui algum tipo de deficiência e, nem todas são definidas como “deficiência física”. No metrô e nos trens há ainda multa para os homens que permanecerem nos vagões reservados só para mulheres nos horários de grande movimento, mas não se tem conhecimento de algum homem multado (cartas para a redação, valendo lembrar antes que a lei foi criada após mulheres terem sido vítimas de assédio e até estupro no transporte público).

Também foi publicada a Lei nº 8.414, de 12 de junho, para tentar assegurar que os processos e procedimentos administrativos, no âmbito da administração direta e indireta do Estado do Rio de Janeiro, que tenham como parte ou interveniente pessoa com idade superior a 60 anos, pessoa com deficiência ou em tratamento de grave enfermidade, terão prioridade de tramitação em todas as instâncias.

Essas novas leis se somam aos estatutos e leis que garantem esses e outros direitos às pessoas idosas ou com crianças de colo, gestantes, lactentes, deficientes e doentes.

Cheryl Berno

Share
Published by
Cheryl Berno
Tags: Decreto 45682destaque-4Lei 8414lei 8415lugar preferencialmulta para quem não ceder o assento

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

Acusado de xenofobia, Rodrigo Bocardi se revolta: ‘Não pode nem respirar mais’

O jornalista Rodrigo Bocardi ficou irritado com um telespectador do "Bom Dia São Paulo', nesta sexta-feira (16), por causa de…

3 anos ago
  • Geral

Mulher reage a assédio no trabalho batendo no chefe; assista

Uma funcionária do governo chinês reagiu a um assédio no seu trabalho de forma inusitada. A mulher, que o "The…

3 anos ago
  • Brasil
  • São Paulo

Shoppings e lojas devem fechar 60 mil postos de trabalho nas próximas semanas, diz associação

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Shoppings (Abrasce) as empresas donas dos grandes shoppings center de São Paulo acabam de…

3 anos ago
  • Carnaval
  • Carnaval/SP

Carnaval de Santos: conheça a nova diretoria da Liga das escolas de samba

Após Assembleia Geral Ordinária realizada nesta quinta-feira (15) a Liga Independente e Cultura das Escolas de Samba de Santos (Licess)…

3 anos ago
  • Geral

Gabigol é provocado durante clássico entre Flamengo e Vasco: ‘tá com silicone na bunda?’

Não teve gol do Gabigol na derrota do Flamengo no clássico contra o Vasco desta quinta-feira (15), mas assim mesmo,…

3 anos ago
  • Brasil
  • São Paulo

Por engano, 46 pessoas recebem vacina contra a Covid-19 no lugar de doses da gripe

46 pessoas receberam por engano a vacina contra a Covid-19 quando procuraram em uma unidade de saúde para se imunizarem…

3 anos ago