Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

SAG Awards 2023: “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é o grande vencedor

“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é protagonizado por Michelle Yeoh (Foto: Divulgação).

No último domingo (26), o Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (Screen Actors Guild – SAG) realizou no Fairmont Century Plaza, em Los Angeles, a 29a cerimônia de entrega do SAG Awards. E o grande vencedor do Actor de melhor elenco foi “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (Everything Everywhere All at Once – 2022, EUA).

 

Dirigido por Dan Kwan e Daniel Scheinert, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” liderava a disputa ao lado de “Os Banshees de Inisherin” (The Banshees of Inisherin – 2022, Irlanda / Reino Unido / EUA), concorrendo a cinco categorias. Ao todo, o longa recebeu quatro Actors: melhor elenco, atriz para Michelle Yeoh, ator coadjuvante para Ke Huy Quan e atriz coadjuvante para Jamie Lee Curtis, que venceu o favoritismo de Angela Bassett por “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” (Black Panther: Wakanda Forever – 2022, EUA).

 

O Actor de melhor ator foi entregue a Brendan Fraser por “A Baleia” (The Whale – 2022, EUA), filme que marca o seu retorno ao panteão hollywoodiano após muitos anos trabalhando em projetos menores. É um movimento observado há poucos anos com Michael Keaton por seu desempenho em “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)” (Birdman or The Unexpected Virtue of Ignorance – 2014, EUA).

 

O resultado do SAG Awards fortalece “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” na corrida pelo Oscar principal, o de melhor filme, e, principalmente, os quatro atores agraciados com o Actor, que, agora, são considerados favoritos à estatueta dourada. Isso se deve ao fato de o SAG ser um dos maiores termômetros do Oscar nas categorias de atores, pois muitos membros do Sindicato também integram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) e têm direito a voto. Ou seja, quem vencer o Actor fica numa situação bastante confortável na disputa pelo Golden Boy, cujos vencedores serão anunciados em 12 de março.

 

A homenageada dessa edição foi a veterana atriz Sally Field, que recebeu o Life Achievement Award pelo conjunto da obra. O prêmio foi entregue por Andrew Garfield, com quem Field contracenou em “O Espetacular Homem-Aranha” (The Amazing Spider-Man – 2012, EUA) e “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” (The Amazing Spider-Man 2 – 2014, EUA).

 

“No outono de 1964, eu estava em frente a uma câmera em uma praia gelada em Malibu e disse minhas primeiras falas como atriz profissional. Encontrei um palco pela primeira vez quando tinha 12 anos, na sétima série. Fora do palco, eu me sentia tímido, cuidadoso e escondido. Mas no palco eu nunca sabia o que diria ou faria. Eu me surpreenderia. Eu não estava procurando por aplausos ou atenção, mesmo que isso seja legal”, disse Sally Field, completando: “Fui empregadora da Sra. Doubtfire, mãe do Forrest Gump, esposa do Lincoln e tia do Homem-Aranha. Às vezes, tive a sorte de fazer parte de projetos cujos roteiros eram tão bons que minhas mãos tremeram na primeira vez que os li… Eles abriram e revelaram partes de mim que eu não teria conhecido de outra forma. Eu trabalhei minha vida inteira. Em todos esses quase 60 anos, não há um dia em que não me sinta silenciosamente emocionada por me chamar de atriz”.

 

Presidido por Fran Drescher, o SAG priorizou filmes produzidos para a tela grande da sala de exibição. Ou seja, mesmo com algumas indicações para o streaming, o SAG Awards manifestou, por meio dos resultados, seu apoio ao modelo tradicional de cinema.

 

Confira a lista completa de vencedores:

CINEMA:

Melhor elenco:

– “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Melhor ator:

– Brendan Fraser – “O Baleia”.

Melhor atriz:

– Michelle Yeoh – “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Melhor ator coadjuvante:

– Ke Huy Quan – “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Melhor atriz coadjuvante:

– Jamie Lee Curtis – “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Melhor equipe de dublês:

– “Top Gun: Maverick” (Top Gun: Maverick, EUA).

TELEVISÃO:

Melhor elenco em série de drama:

– “The White Lotus” (The White Lotus – 2021 a 2023, EUA).

Melhor elenco em série de comédia:

– “Abbott Elementary” (Abbott Elementary – desde 2021, EUA).

Melhor ator em série de drama:

– Jason Bateman – “Ozark” (Ozark – 2017 a 2022, EUA).

Melhor atriz em série de drama:

– Jennifer Coolidge – “The White Lotus”.

Melhor ator em série de comédia:

– Jeremy Allen White – “The Bear” (The Bear – desde 2022, EUA).

Melhor atriz em série de comédia:

– Jean Smart – “Hacks” (Hacks – desde 2021, EUA).

Melhor ator em telefilme ou minissérie:

– Sam Elliott – “1883” (1883 – 2021 – 2022, EUA).

Melhor atriz em telefilme ou minissérie:

– Jessica Chastain – “George & Tammy” (George & Tammy – 2022, EUA).

Melhor equipe de dublês:

– “Stranger Things” (Stranger Things – desde 2016, EUA).

Lifetime Achievement Award:

– Sally Field.

 

Leia também:

PGA Awards 2023: ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ vence e se torna favorito ao Oscar

DGA Awards 2023: Dan Kwan e Daniel Scheinert vencem por ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’

Oscar 2023: AMPAS prioriza o modelo tradicional de cinema

Oscar 2023: ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ lidera com 11 indicações

Critics’ Choice Awards 2023: ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ é o grande vencedor

PGA Awards 2023: ‘Top Gun: Maverick’ e ‘Os Fabelmans’ são indicados

SAG Awards 2023: ‘Os Banshees de Inisherin’ e ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ lideram

Globo de Ouro 2023: ‘Os Fabelmans’ é o grande vencedor

Comentários

 




    gl