A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) divulgou nesta terça-feira, dia 09, a lista de pré-finalistas do Oscar 2021 em nove categorias, entre elas, a de melhor filme internacional, que tinha o documentário brasileiro “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” (2020) como concorrente.
Dirigido por Bárbara Paz, viúva de Hector Babenco, o documentário foi escolhido para representar o país, em novembro do ano passado, pelo Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema, presidido por Viviane Ferreira e composto por André Ristum, Clélia Bessa, Leonardo Monteiro de Barros, Lula Carvalho, Renata Maria de Almeida Magalhães e Toni Venturi.
Sem “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou” na corrida por uma vaga entre os indicados, os 15 pré-finalistas da categoria são: “Quo vadis, Aida?” (Idem – 2020, Bósnia e Herzegovina), “O Espião” (El agente topo – 2020, Chile), “O Charlatão” (Charlatan – 2020, República Tcheca), “Another Round” (Druk – 2020, Dinamarca), “Nós Duas” (Deux – 2020, França), “A Chorona” (La llorona – 2019, Guatemala), “Better Days” (Shaonian de ni – 2019, Hong Kong), “Crianças do Sol” (Khorshid – 2020, Irã), “Night of the Kings” (La nuit des rois – 2020, Costa do Marfim), “I’m No Longer Here” (Ya no estoy aqui – 2019, México), “Hope” (Håp – 2019, Noruega), “Collective” (Colectiv – 2019, Romênia), “Dear Comrades!” (Dorogie tovarishchi – 2020, Rússia), “A Sun” (Yangguang puzhao – 2019, Taiwan) e “The Man Who Sold His Skin” (L’Homme Qui Avait Vendu Sa Peau – 2020, Tunísia).
O Brasil também disputava uma vaga entre os indicados de melhor curta de animação com “Umbrella” (2020), de Helena Hilario e Mario Pece. Baseado em fatos reais, o filme passou por diversos festivais de cinema internacionais, entre eles, Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival e Calgary International Film Festival, mas acabou ficando de fora da disputa pelo Golden Boy, que conta com títulos como “Toca” (Burrow – 2020) e “Segredos Mágicos” (Out – 2020), ambos da Pixar Animation e disponíveis na Disney+.
As outras categorias que tiveram seus pré-finalistas revelados são melhor documentário, documentário (curta), cabelo e maquiagem, trilha sonora, canção original, curta em live-action e efeitos visuais. Nelas, é possível observar que a AMPAS segue a tendência das outras instituições, valorizando produções do streaming, algo esperado sobretudo em virtude da pandemia de Covid-19, que obrigou os estúdios a adiarem estreias ou fecharem acordos de distribuição com plataformas digitais, como é o caso de “Os 7 de Chicago” (The Trial of the Chicago 7 – 2020) e “Relatos do Mundo” (News of the World – 2021), ambos distribuídos pela Netflix, que demonstra força com títulos originais, como “Destacamento Blood” (Da 5 Bloods – 2020) e “Mank” (Idem – 2020) – “Os 7 de Chicago” é fruto da parceria da Paramount Pictures com a DreamWorks SKG e “Relatos do Mundo”, que estreia nesta quarta-feira, dia 10, é da Universal Pictures. Concorrente direta da Netflix, a Amazon Studios demonstra seu potencial com filmes como “O Som do Silêncio” (Sound of Metal – 2020) e “Uma Noite em Miami…” (One Night in Miami – 2021).
Apelidada de Oscar do streaming, a cerimônia do Oscar 2021 está agendada para 25 de abril, mas ainda não se sabe em qual formato por causa da pandemia. A lista de indicados será anunciada pela AMPAS em 15 de março.
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