Categories: Carnaval/SP

Uesp vai se reunir com a SPTuris para debater a realização dos desfiles de 2022

A União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), divulgou uma nota nesta sexta-feira (7), a respeito da realização dos desfiles de suas entidades em 2022.

A “Matriz do Samba”, como é conhecida, é responsável por organizar as apresentações dos Grupos Especial de Bairros, Acesso de Bairros 1 e Acesso de Bairros 2, Acesso de Bairros 3, além dos Blocos Especiais e Acesso de Blocos, espalhados em diversos bairros da cidade, atraindo grande público.

O comunicado foi divulgado um dia após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciar o cancelamento do Carnaval de Rua de São Paulo em 2022 e a confirmação dos desfiles das escolas no Sambódromo do Anhembi, que devem acontecer nos dias 25 e 26 (Grupo Especial), 27 (Grupo de Acesso 1), 28 (Grupo de Acesso 2) de fevereiro e 5 de março (Campeãs). Entretanto, as apresentações só poderão ocorrer se a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo aceitar os protocolos sanitários.

+ Prefeito de São Paulo fala sobre protocolos para desfiles no Anhembi

Segundo a Uesp, foi solicitado um “agendamento de reunião, extraordinária, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 12 de janeiro, com o Chefe de Gabinete da SPTurismo, Gustavo Pires, que participou da reunião com os representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.”

“Nesta reunião, vamos discutir alternativas e defender a realização dos desfiles da Uesp com a adoção das medidas protocolares. Pois, entendemos que os desfiles da Uesp podem ser realizados com os protocolos de segurança sanitária, de acordo com a situação epidemiológica apontada no estudo da Vigilância Sanitária”, declarou Alexandre Magno, o Nenê, presidente da entidade.

O dirigente também destacou que entre “as alternativas que serão apresentadas não está descartada a possibilidade de realização dos desfiles em locais fechados para o controle epidemiológico, bem como a redução ou restrição total de público, conforme instrução protocolar a ser expedida, especificamente, aos desfiles carnavalescos.”

+ Dirigente tem ‘certeza absoluta’ que há condição de acatar os protocolos no Anhembi

Alexandre Magno (Nenê). Foto: Uesp – Daniel Amorim

Leia na íntegra a nota da Uesp:

O anúncio do cancelamento do Carnaval de Rua na cidade de São Paulo pelo prefeito Ricardo Nunes, em coletiva de imprensa com a presença do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, gerou muitas dúvidas e aumentou a expectativa quanto à realização dos desfiles da União das Escolas de Samba Paulistanas – UESP no Carnaval 2022.

Com isso, a diretoria da UESP solicitou o agendamento de reunião, extraordinária, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 12 de janeiro, com o Chefe de Gabinete da SPTurismo, Gustavo Pires, que participou da reunião com os representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

“Nesta reunião, vamos discutir alternativas e defender a realização dos desfiles da UESP com a adoção das medidas protocolares. Pois, entendemos que os desfiles da UESP podem ser realizados com os protocolos de segurança sanitária, de acordo com a situação epidemiológica apontada no estudo da vigilância sanitária”, afirma Alexandre Magno (Nenê), presidente da UESP.

Ele observa que tem se discutido exaustivamente a realização dos desfiles da UESP, que não são Carnaval de Rua.

“Podemos afirmar que os desfiles das escolas de samba e blocos de fantasia são espetáculos culturais, que se realizam em minis sambódromos instalados nos bairros da cidade”, destaca o presidente da UESP.

Esse posicionamento da UESP será apresentado na reunião do dia 12 próximo que, além da participação da diretoria da UESP, contará com a presença dos diretores da SPTuris, Thiago Lobo e Guilherme Birello.

Posteriormente, as deliberações deste encontro serão apresentadas ao prefeito Ricardo Nunes. “Esperamos a aprovação de um modelo de desfiles em conformidade aos protocolos sanitários, que serão anunciados pela Secretaria Municipal da Saúde, com a plena intenção, de seguir os padrões impostos para realização dos desfiles no Sambódromo do Anhembi”, afirma o presidente da UESP, informando ainda que entre “as alternativas que serão apresentadas não está descartada a possibilidade de realização dos desfiles em locais fechados para o controle epidemiológico, bem como a redução ou restrição total de público, conforme instrução protocolar a ser expedida, especificamente, aos desfiles carnavalescos.”

“Vale ressaltar que a realização dos desfiles da UESP é fundamental para a manutenção de todos os grupos do modelo escalar do Concurso Oficial da Cidade de São Paulo, pois implica, diretamente, no acesso e descenso de toda estrutura do Carnaval paulistano”, reforça Nenê, acrescentando que tal argumentação também será apresentada na reunião e, posteriormente, encaminhada ao prefeito Ricardo Nunes.

Leia também:

+ Confira a ordem dos desfiles do Carnaval de São Paulo em 2022

+ Veja os preços dos ingressos para o Carnaval de São Paulo 2022

+ Grade dos ensaios técnicos gerais no Anhembi

+ Martelo batido: qual a sua opinião sobre a decisão final para o Carnaval 2022?

+ Carnavalesco faz desabafo após manutenção do Carnaval no Anhembi: ‘Hipócritas’

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Efeito Madonna: Governo do Rio divulga retorno superior a R$ 300 milhões

O Governo do Rio de Janeiro apresentou um balanço oficial do show da Madonna realizado em Copacabana no último sábado…

45 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

VÍDEO: Samara Felippo faz desabafo forte após racismo contra filha na escola

A atriz Samara Felippo falou abertamente pela primeira vez a respeito do ataque racista sofrido por sua filha mais velha,…

2 horas ago
  • Brasil
  • Política

Ministro condena ligação do show da Madonna com tragédia no Sul; assista

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, fez um desabafo diante das tentativas de…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Vai começar tudo de novo! Vai-Vai já tem enredo para o Carnaval 2025

Depois de voltar ao Grupo Especial de São Paulo e ficar na oitava colocação na classificação geral em 2024, a…

3 horas ago
  • Brasil
  • São Paulo

Foragido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

3 horas ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

4 horas ago