Carnaval de Rua é cancelado e desfiles no Anhembi são mantidos em São Paulo

Carnaval de Rua em SP. Foto: Prefeitura SP

Carnaval de Rua em SP. Foto: Prefeitura de São Paulo

Agora é oficial. O Carnaval de Rua de São Paulo em 2022 está cancelado. A decisão, motivada pelo avanço da Covid-19, após a chegada da variante Ômicron, foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes nesta nesta quinta-feira (6).

O grupo da Vigilância Sanitária que analisou a viabilidade ou não do Carnaval é o mesmo que sugeriu o cancelamento do Réveillon da Avenida Paulista, em decisão que foi acatada pelo município.

Os dados mostram o crescimento da contaminação por Covid-19. Segundo dados apresentados, a cidade já pode registrar um número de casos da doença maior do que o da segunda onda, em 2021.

Anteriormente, a gestão municipal havia afirmado que a decisão sobre o evento aconteceria até o dia 10 de janeiro, mas os recentes cancelamos das festividades no Rio de Janeiro e na Bahia levaram a gestão municipal a adiantar a definição.

A solução é similar a anunciada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que manteve os desfiles na Marquês de Sapucaí, mas cancelou a saída dos blocos de rua na capital fluminense.

Carnaval no Anhembi está mantido

Ricardo Nunes confirmou os desfiles das escolas de samba de São Paulo no sambódromo do Anhembi, que devem acontecer nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. Entretanto, os desfiles só poderão ocorrer se a Liga aceitar os protocolos sanitários, seguindo a mesma decisão anunciada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que manteve os desfiles na Marquês de Sapucaí, apesar de ter cancelado a saída dos blocos de rua na capital.

“Por conta da situação epidemiológica está cancelado o Carnaval de Rua de SP. Nós vamos sentar com a Liga das Escolas de Samba para combinar um protocolo para a realização dos desfiles no sambódromo. Caso eles aceitem os protocolos, os desfiles serão mantidos”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Sambódromo do Anhembi - Foto: SPTuris - Jose Cordeiro
Sambódromo do Anhembi – Foto: SPTuris – Jose Cordeiro

Blocos se antecipam e cancelam festa

Nesta quarta-feira (5), três entidades de blocos de rua de São Paulo publicaram um manifesto público em que cancelam a participação de cerca de 250 blocos no Carnaval de rua da cidade e informam que não aceitam participar de eventos fechados no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul, como foi ventilado.

No documento denominado “Te Amo São Paulo, mas não vou fazer seu Carnaval…”, as entidades do setor afirmam que “os blocos participantes dos Coletivos, em sua grande maioria, comunicam que não sairão às ruas neste Carnaval de 2022, mesmo que a festa seja autorizada” pela gestão municipal.

Comentários

 




    gl