Escolas debatem projeto de lives para disputa de samba em plenária da Liesa

Plenária da Liesa (14 de julho de 2020). Foto: Jonathan Maciel

Presidentes das 12 agremiações do Grupo Especial se reuniram na noite desta quarta-feira (14), em plenária da Liesa, para debater um projeto de lives para as disputas de samba. A reunião também tratou do Carnaval 2021, que teve seus desfiles de fevereiro cancelados.

+ O que faltou dizer sobre o Carnaval 2021, por Rachel Valença

A ideia é que as escolas façam as eliminatórias para escolherem o hino do próximo Carnaval por meio de lives. O evento seria gravado na Cidade do Samba e transmitido ao vivo pelo YouTube.

O projeto foi tratado inicialmente entre o conselheiro da Beija-Flor, Gabriel David, e a TV Globo. A emissora, porém, ainda não deu certeza se participará da transmissão. Caso feche a parceria, as lives seriam veiculadas também no Globoplay, plataforma de streaming do grupo.

No modelo discutido, cada agremiação levaria 10 sambas, estes limitados a quatro compositores por obra, para a apresentação nas lives. Seriam realizadas eliminatórias e final. As escolas que receberem mais de 10 obras precisarão fazer cortes internos antes das transmissões.

Há um calendário de quatro semanas para o projeto e cada dia de live reuniria quatro agremiações. A expectativa é que o evento seja realizado em janeiro.

Carnaval 2021 cada vez mais difícil

Três semanas após a última plenária da Liesa, que decidiu cancelar os desfiles de fevereiro, não houve evolução significativa das vacinas em produção contra a Covid-19 que pudesse fazer com que as escolas pensassem numa data para a festa.

Sem a certeza de quando haverá uma vacinação em massa no Brasil, cresce a possibilidade, como já havia sido antecipado pelo SRzd, dos desfiles não aconteceram ano que vem.

A maioria dos presidentes até é favorável à realização das apresentações, mas a incerteza em relação à vacina, uma segunda onda da doença na Europa e casos de reinfecção no mundo foram temas levantados na plenária para justificar a dificuldade do evento em 2021.

Presidente da Liesa, Jorge Castanheira tem uma reunião marcada na Fiocruz para esta quinta-feira (15). Em pauta, assuntos referentes ao Carnaval do ano que vem, como uma possível data da festa e protocolos para a reabertura das quadras das escolas de samba.

Comentários

 




    gl