Uma noite no ‘Zaca’: o início do sonho em busca do primeiro título

O SRzd passou uma noite no “Zaca”.

A equipe do portal registrou o início de mais um capítulo da história de uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade; a Acadêmicos do Tucuruvi.

Esperanças renovadas na Cantareira em busca do inédito campeonato do Grupo Especial, nascidas a partir do anúncio do enredo: “Uma noite no museu”.

A agremiação lançou seu projeto de Carnaval 2018 em evento realizado na última sexta-feira (12) na Zona Norte da cidade, capitaneada por seu novo carnavalesco, Flávio Campello, que convocou os componentes: “Vamos buscar esse título”.

Veja a galeria de fotos da festa de lançamento do enredo 2018 da Acadêmicos do Tucuruvi

Com quadra cheia, ambiente leve e esperanças renovadas, a boa energia teve alicerce num lindo gesto: a renda da bilheteria revertida para campanha assistencial em favor de uma criança da comunidade, vítima de rara doença. Uma noite de samba e solidariedade.

Lançamento do enredo 2018 da Acadêmicos do Tucuruvi. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Quarteto de intérpretes; descontração e samba 

Alex Soares, voz oficial da Tucuruvi e dono do troféu SRzd na categoria Revelação, conquistado em 2016, recebeu três convidados especiais: Agnaldo Amaral, Juninho Branco e Adeílton Almeida. Intérpretes da Nenê de Vila Matilde, Pérola Negra e Imperador do Ipiranga, respectivamente, participaram da festa cantando hinos do Carnaval paulistano, em número marcado pela descontração e confraternização entre os cantores.

No palco, a conhecida irreverência de Adeílton, a potência vocal de Agnaldo e a simpatia de Juninho, acompanhados pela bateria do sempre concentrado mestre Guma e seus ritmistas, em um dos pontos altos da primeira parte do evento. Encontro que deveria se reproduzir com mais frequência nas quadras espalhadas pela cidade, iniciativa elogiada pelo bancário Carlos Pacheco, morador da região:

“É muito bacana ver intérpretes de outras escolas. Algumas são muito distantes da minha casa, e não tenho como ir, trazer outros artistas, de outras escolas, aqui, é uma atração. Aplausos também por cantarem sambas da nossa cidade, do nosso Carnaval”, celebrou ao falar para o SRzd.

Lançamento do enredo 2018 da Acadêmicos do Tucuruvi. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

‘Uma noite no museu’: com a palavra, o artista

Campello chegou para fazer história. Ao SRzd, falou do destino. O artista mora, há alguns anos, na mesma Avenida onde está sediada a Acadêmicos do Tucuruvi. Agora, possui dois endereços, no mesmo local. Sobre o projeto, comentou:

“Um enredo autorial, maduro, mágico e inédito. Será uma grande brincadeira inspirada em uma trilogia do cinema de Hollywood, até chegar no Brasil. Tudo será leve, cheio de humor, algo parecido com o enredo “Insano”, que desenvolvi na X-9 Paulistana. Quero ficar entre as cinco primeiras”. Ouça mais no player abaixo:

“Uma noite no museu”, é o oitavo enredo do Grupo Especial de São Paulo para 2018. Sete temas, das quatorze escolas que integram a divisão de elite, já haviam sido divulgados:  Império de Casa Verde, Unidos do Peruche, Mancha Verde, Tom Maior, Acadêmicos do TatuapéX-9 Paulistana e Mocidade Alegre.

Time escalado

Além do lançamento do enredo, apresentação do elenco. Veja o time da Acadêmicos do Tucuruvi para 2018:Tucuruvi

Enredo
“Uma noite no museu”

Presidente
Hussein Abdo ElSelam

Carnavalesco
Flávio Campello

Intérprete oficial
Alex Soares

Mestre de bateria
Guma Sena

Primeiro casal de MSPB
Kawan Alcides e Waleska Gomes

Coreógrafa da comissão de frente
Mônica Oliveira

Lançamento do enredo 2018 da Acadêmicos do Tucuruvi. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

‘Vamos buscar esse título para ele’

O pedido é de Flávio Campello. Ele, é Hussein Abdo El Selam, o “seo” Jamil, presidente da escola.

Carisma, tranquilidade e a conhecida ascendência sobre sua comunidade, sem alterar o tom de voz. Assim, este senhor que já ultrapassou a marca dos oitenta anos, lidera sua agremiação.

Ao chegar, Campello, que detém a faixa de campeão – pela Acadêmicos do Tatuapé –  inicia sua trajetória na Tucuruvi querendo ser bi e, consequentemente, proporcionar o doce gosto do título ao comandante. Ao SRzd, Jamil protestou: “Já devíamos ter ganho um título no Grupo Especial”.

Título que já esteve muito próximo, em 2011, com o desfile que cantou o nordeste: “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? – São Paulo, capital do nordeste”, deixando a entidade na segunda colocação, com apenas 0,25 décimos de diferença da campeã Vai-Vai, pontuação mínima na época.

Lançamento do enredo 2018 da Acadêmicos do Tucuruvi. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Fotógrafo do SRzd quer se surpreender com o desfile

Novo na idade, mas veterano no samba. O fotógrafo do SRzd, Cláudio L. Costa, presente na cobertura, compartilha com os leitores do portal suas impressões do que viu na festa de lançamento do enredo 2018 da Acadêmicos do Tucuruvi:

Cláudio L. Costa. Foto: SRzd

“Segurança no trabalho e confiança da diretoria. Assim defino a chegada de Flávio Campello na Acadêmicos do Tucuruvi.

O atual campeão do Carnaval está muito seguro do seu trabalho e quer buscar o bicampeonato de sua carreira, e a taça inédita para escola.

Campello acredita bastante em seu projeto e na comunidade da agremiação, e isso pode ser um ponto positivo para os componentes, que devem ser contagiados por esse clima.

Aí, meio caminho andado, pois são eles que fazem um desfile acontecer, afinal, são o chão da escola.

Espero deste enredo um desfile bem criativo e com “sacadas” em alusão as principais obras que estão nos museus do Brasil e do mundo. Que seja uma Monalisa “fora do quadro”, e os próprios quadros com “vida” e “movimentos”, ao invés de simples reproduções, que essa viagem seja uma exposição divertida e leve, absolutamente carnavalizada”.

Veja os melhores momentos da festa

Comentários

 




    gl