Cantora Alcione será enredo do Carnaval 2018 no Grupo Especial

Alcione. Foto: Divulgação

O sexto enredo do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo 2018 foi divulgado na noite desta quarta-feira (19).

Foi a vez da Mocidade Alegre apresentar o tema que vai cantar no sambódromo do Anhembi no próximo ano. Já haviam sido anunciados os seus; Império de Casa Verde, Unidos do Peruche, Mancha Verde, Tom Maior e X-9 Paulistana.

O lançamento oficial aconteceu na sede social da entidade e, diferente do formato adotado, pelo menos desde 2011, aconteceu em evento direcionado apenas para convidados e fechado à imprensa. Porém, segundo a diretoria, haverá festa aberta para toda a comunidade em data a ser definida. Utilizando seu canal oficial no Facebook, a escola transmitiu ao vivo o jantar acompanhado por animada roda de samba.

“A voz marrom que não deixa o samba morrer” é o título do Carnaval dedicado à cantora Alcione. Vídeo: Alcione fala sobre a emoção de ser enredo da Mocidade Alegre.

Batizada Alcione Dias Nazareth, a “marrom”, como ficou popularmente conhecida, completa 70 anos em novembro. Nasceu em São Luís, capital do estado do Maranhão, e teve seu nome inspirado na personagem protagonista do livro espírita “Renúncia”, psicografado pelo médium Chico Xavier.

Em cinquenta e sete anos de carreira, iniciada em sua terra natal, consolidou-se como uma das principais vozes femininas da música popular brasileira. De estilo inconfundível, consagrou, com um timbre de voz único, clássicos dos mais renomados compositores do país.

Identificada como sambista, também trouxe em seus discos o forró, a música regional e canções românticas que permeiam o repertório de diversas gerações.

Figura emblemática da Estação Primeira de Mangueira, já foi homenageada pela Unidos da Ponte, em 1994. “Marrom da cor do samba”, foi o tema do desfile que deixou a coirmã carioca com o décimo quinto lugar naquela oportunidade.

A décima primeira homenagem

Ao longo dos seus cinquenta anos de história, a Mocidade apostou em diferentes personalidades, mais precisamente uma dezena, como tema de seus desfiles; Zumbi dos Palmares, Genaro de Carvalho, Procópio Ferreira, Moraes Sarmento, Paulo Vanzolini, Raul Seixas, Hans Donner, Clara Nunes, Jorge Amado e, mais recentemente, em 2015, Marília Pêra.

Nesse contexto, destaque para a coincidência revelada pelos números: os dez enredos com esse perfil são equivalentes ao número de campeonatos da vermelha, verde e branca no Grupo Especial, agora, em busca do décimo primeiro título, inspirado na décima primeira homenagem.

Ao SRzd, a presidente Solange Cruz Bichara Rezende, confirmou os nomes de todo o seu elenco para 2018. Conheça clicando aqui.

Desfile 2017 da Mocidade Alegre.. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

“A vitória vem da luta, a luta vem da força, e a força, da união”, famoso bordão de sua comandante, foi o enredo de 2017 da “Morada do Samba”, e que deixou a escola de fora do desfile das campeãs da cidade, um inesperado sexto lugar, algo raro e que só aconteceu por duas vezes nos últimos quatorze anos. Clique aqui e relembre o desfile.

Comentários

 




    gl