Categories: ColunasSandro Salvatore Giallanza

Até onde suportaremos?

A audácia não tem limites. Os limites estão sendo testados a exaustão. Os primeiros sinais da força do poder paralelo que se têm notícias foram “soldados do tráfico”, quando mortos em confrontos pelas forças de segurança, os chefes das organizações dos traficantes exigiam o fechamento do comércio na região.

Não bastasse as comunidades serem sacudidas regularmente por tiroteios entre grupos rivais a fim de tomar posse dos tentáculos da gangue rival na comunidade que traziam insegurança e terror na rotina dos moradores da comunidade, impondo a Lei do Silêncio como regra de sobrevivência e de segurança a quem não tem outra opção para viver.

As mais recentes novidades demonstram inequivocamente que a coragem e os limites estão sendo gradualmente rompidos, as atividades se espraiam para comercializar serviços e produtos na comunidade como venda de gás, transporte de vans e serviços de TV a cabo dentre outros, obrigatoriamente com os traficantes. Eis fontes de faturamento que pretendem imprimir, quem sabe num horizonte não muito distante, uma imagem de formalidade e sustentáculo para tornar o faturamento paralelo que sustenta as organizações criminosas em corporações formalizadas num futuro não muito distante.

Nada contra quem pretenda empreender no modelo clássico da concepção, mas o que está em jogo é a compulsoriedade deste comércio ser pela coerção do consumidor nas comunidades.

O Rio de Janeiro sempre é a vitrine de tudo que é bom ou de ruim que acaba se espraiando pelo território nacional e não é diferente neste exemplo. Pelo contrário, uma notícia destacada nestes dias é a dimensão da audácia a que a sociedade vem sendo afrontada e que merece uma resposta a altura das autoridades públicas. O tráfico em Manaus impediu a entrada dos agentes de saúde de realizarem a vacinação contra o sarampo numa comunidade periférica da capital.

O que está por trás disso ainda não se sabe, mas as consequências advindas de uma iniciativa desta magnitude é que abrem um grave precedente para o já temido enfrentamento com o poder paralelo. Os limites de paciência e do respeito à população e para com as forças de segurança com o estado brasileiro estão se deteriorando, estão sendo testados e assustam a sociedade que encontra-se refém do poder paralelo, e os exemplos estão espalhados por todo o território nacional. Até onde teremos que suportar?

Há uma máxima em gestão de projetos que soa como um mantra aos ouvidos dos gestores: “qualquer projeto deve prescindir de atacar a raiz da sua causa, nunca será considerado como um projeto vitorioso por estar remediando o problema que se agigantará e tornará ainda mais complexo por estender suas raízes cada vez mais profundas, para ser extirpado requererá muito mais energia com maiores consequências e recursos para solucioná-lo”.

Sandro Salvatore Giallanza

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos

VÍDEO: Luva de Pedreiro insinua que será pai pela segunda vez

A família vai aumentar? Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, anunciou que será papai pela segunda vez, apenas dois meses…

42 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Cantor Chrystian revela que irá receber rim de uma pessoa especial

O cantor Chrystian, que durante anos formou dupla com Ralf, vive a expectativa de fazer um transplante de rim por…

54 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Marlene Mattos reage após ser acusada de obrigar paquitas a ficarem nuas

A ex-paquita Cátia Paganote fez uma revelação chocante envolvendo a diretora Marlene Mattos, referente ao período em que trabalhou no…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Vai-Vai fechando o Carnaval: diretor celebra e promete desfile apoteótico

Em 2025, a escola de samba Vai-Vai quer voltar a vencer o Grupo Especial do Carnaval de São Paulo após…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Angélica comenta pela primeira vez sobre programa com Eliana e Xuxa

Quebrou o silêncio. Angélica falou pela primeira vez sobre a possibilidade dela, Xuxa e Eliana comandarem um programa juntas. Especulações…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Viviane Araújo e Aílton Graça irão se reencontrar em novela após dez anos

Viviane Araújo e Aílton Graça, que viveram as inesquecíveis Naná e Xana na novela "Império", em 2014, irão repetir a…

3 horas ago