Categories: Geral

Brasileiro está entre os 100 negros mais influentes do mundo

Rene Silva ganhou visibilidade em 2010, quando narrou a ocupação do Complexo do Alemão pelas forças armadas. Na época, o criador do jornal Voz das Comunidades tinha 17 anos. De lá pra cá, o jovem se dedicou ainda mais ao jornalismo e a informar sobre o que acontece nas favelas do Rio de Janeiro para os próprios moradores dessas comunidades. Hoje, aos 24 anos, Rene é considerado uma das 100 personalidades negras, com menos de 40 anos, mais influentes do mundo pela MIPAD.

No Twitter, o jovem comemorou o prêmio. Por meio da conta do Voz da Comunidades, ele compartilhou o reconhecimento internacional. “O Mipad, premiação mundial que identifica personalidades negras mais influentes do mundo abaixo dos 40 anos, divulgou que Rene Silva, o criador do jornal Voz das Comunidades está entre os 100 Negros Mais Influentes do Mundo e receberá o prêmio esse ano”, anunciou.

Rene, em sua conta pessoal na rede social, agradeceu às parabenizações de seus seguidores. O rapaz também aproveitou para lembrar quando começou, em 2005, a produzir pautas. “Sim, é verdade que eu comecei o jornal ao 11 anos”, escreveu.
https://twitter.com/eurenesilva/status/1020267974589075457?ref_src=twsrc%5Etfw

Apesar de ter conseguido destaque em 2010, a relação de Rene com o jornalismo comunitário é um pouco mais antiga. Originalmente “Voz da Comunidade”, o jornal criado pelo jovem teve início em 2005, quando ele tinha apenas 11 anos. Ideia foi inspirada em um periódico escolar que servia para apontar os problemas do local para a Secretaria de Educação da região. Após perceber que ideia poderia ser expandida para relatar os problemas de sua comunidade, Rene, com apoio da diretora de sua escola, desenvolveu um jornal mensal e com tiragem de cem exemplares.

Reconhecimento na África e no mundo

O MIPAD, sigla em inglês para “pessoas mais influentes de descendência africana”, foi criado para reconhecer e honrar personalidades negras dentro e fora da Africa. O projeto foi criado tendo em vista a Década Internacional para Pessoas de Descendência Africana, proclamada em Assembleia Geral das Nações Unidas. Período foi iniciado em 2015 e vai até 2024. Desta forma, o MIPAD tem, a cada ano, elegido 200 negros para serem homenageados, sendo 100 oriundos do continente africano e 100 dos demais continentes. No último ano, o casal de atores Taís Araújo e Lázaro Ramos foi listado pela organização.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Vila Isabel lança enredo e público já conhece todos os temas do Grupo Especial

Rio 2025: Vila Isabel lança enredo e público já conhece todos os temas do Grupo Especial Carnaval. Nesta quarta-feira (15)…

26 minutos ago
  • Carnaval/SP

É da comunidade! Dragões da Real anuncia nova musa da bateria

Beatriz Roberta é a nova musa da bateria "Ritmo que Incendeia" da Dragões da Real. O anúncio foi feito pela…

29 minutos ago
  • Brasil

Leia a carta de sobrinha para médico que morreu em abrigo no Rio Grande do Sul

Comovente. A sobrinha do médico Leandro Medice, de 41 anos, escreveu uma carta para o tio nas redes sociais após…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Música

Ivete Sangalo e Ludmilla surpreendem e cancelam turnês em estádios

Cantoras com turnês planejadas para acontecerem em estádios pelo Brasil, Ivete Sangalo e Ludmilla anunciaram, na manhã desta quarta-feira (15),…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Gracyanne Barbosa se manifesta sobre golpe e agressão envolvendo Belo

A polêmica continua. Separados, Gracyanne Barbosa e Belo estão enfrentando uma nova onda de rumores. Segundo o colunista Leo Dias,…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza no próximo dia 18 de maio (sábado), a partir…

3 horas ago