Categories: ColunasHaroldo Monteiro

Economia: O Buraco é mais embaixo

O endividamento é alto, é preciso desalavancar

Crise política, vários estados falidos, corrupção em todos os níveis,  Lava Jato, enfim, o que não falta é ingrediente para uma perda de confiança do empresáriado e do consumidor.  Estes índices de confiança vinham subindo após o impeachment porém no último mês interrompeu a sequencia de altas, o que mostra uma perda de confiança no atual governo.

A recente aprovação da PEC do Teto 241/55, mostra ainda um sopro de força do governo junto a câmara e ao senado.  Porém a situação do atual governo não é confortável, e muitos desafios ainda virão pela frente até as próximas eleições.  A PEC do teto em si não é uma bala de prata para mudança dos rumos de nossa econômia, como também não é a reforma da previdência, porém estas duas medidas são de vital importancia para a reconstrução do país.

No entanto um fator vem ganhando destaque na mídia, ainda que de maneira muito sutil, porém de grande relevancia para entendermos que o buraco que nos encontramos é muito mais embaixo.    Ou seja antes de retomarmos o crescimento econômico precisaremos ter uma desalavancagem na econômia, tanto nas empresas, como das famílias e também do governo.  Neste artigo vou focar no endividamento das empresas.

A alavancagem das empresas preocupa

Estas  por sua vez precisam reduzir suas dívidas, segundo Centro de Estudos do IBMEC (CEMEC) , 48,7% das empresas não conseguiram gerar caixa para pagar suas dívidas.

 

 

Ainda segundo a CEMEC , 42,7% das empresas de capital aberto levariam mais de 5 anos para amortizar a  dívida líquida com a geração de caixa alcançada no último trimeste. Desta forma mesmo em um cenário inicial de uma retomada no consumo, em primeiro  lugar as empresas usarão os recursos de caixa gerado para reduzir  suas dívidas para depois fazer  novos  planos de investimento visando o crescimento, no que demandará mais dívida, e com consequente aumento de emprego,  criando um novo círculo virtuoso.

Este fato por si só, independente de outros problemas,  já mostra que a situação atual ainda perdurará por um prazo mais longo do que o inicialmente previsto quando houve a mudança de governo, fazendo com que uma melhora sustentável em nossa economia ainda esteja longe de ser visualizada.

Haroldo Monteiro

Share
Published by
Haroldo Monteiro
Tags: desalavancagem das empresasdesalavancar empresasEconomiaempresas endividadasgeração de caixao buraco é mais embaixopagamento de juros

Recent Posts

  • Brasil

Erika Souza fala sobre morte do Tio Paulo e relata conversa antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

8 minutos ago
  • Brasil

Desastre sem precedentes deixa rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul…

59 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Madonna acena para fãs na saída de hotel no Rio

Partiu. Madonna deixou o Rio de Janeiro na noite deste domingo (5), após cantar para 1,6 milhão de pessoas na…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Gracyanne Barbosa reage após desculpas de Luciano Huck e bloqueia Belo

Luciano Huck pediu desculpas a Gracyanne Barbosa durante o "Domingão com Huck" neste domingo (5). A fala aconteceu após o…

1 hora ago
  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

17 horas ago