Categories: Geral

Rússia anuncia cessar-fogo parcial para retirada de civis da Ucrânia

A Rússia anunciou, neste sábado (5), um cessar-fogo temporário nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha, a partir das 10h, horário de Moscou, para que seja formado o chamado “corredor humanitário”, no qual civis podem deixar áreas de conflito, sem o risco de serem atacados por tropas hostis. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa da Rússia, em comunicado enviado às agências de notícias russas, TASS e RIA Novosti.

“Hoje, em 5 de março, um cessar-fogo é anunciado, a partir das 10h, horário de Moscou, e os corredores humanitários são abertos para a saída de civis de Mariupol e Volnovakha”, declarou Kremlin, em nota oficial, especificando que pausa parcial nos ataques, que irá durar cerca de 5 horas, foi previamente acordada com o governo ucraniano. O Ministério da Defesa russo também ressaltou que, nas demais áreas da Ucrânia, a execução da “operação militar especial” será mantida.

Ao jornal “The New York Times”, o prefeito de Mariupol, Vadim Boitchenko, disse ter sido informado sobre o cessar-fogo, e que o corredor humanitário também será usado para que autoridades entrem no território ucraniano, trazendo medicamentos e suprimentos essenciais. Voluntários da Cruz Vermelha também devem ir à região para auxiliar nos cuidados à população.

+ Rússia bloqueia acesso ao Facebook

Medida negociada na ONU

A medida foi negociada entre os dois países nas últimas reuniões de mediação do conflito, no Conselho de Segurança da ONU. Os moradores terão cinco horas para deixarem as cidades, segundo a RIA, agência russa de notícias.

Nesta sexta-feira (4), o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que na maior parte do território da Ucrânia está se desenvolvendo uma situação humanitária desastrosa com tendências para agravamento. A situação mais complicada ocorre nas cidades de Kiev, Kharkov, Sumy, Chernigov e Mariupol.

+ Putin diz que invasão na Ucrânia ‘está sendo cumprida’ como planejado

De acordo com Mikhail Podolyak, do gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, cerca de 20 mil civis têm a intenção de deixar a cidade de Volnovakha. Já em Mariupol o número chega a 200 mil pessoas.

Mais de 1,2 milhão de ucranianos abandonaram o país desde o início dos bombardeios, em 24 de fevereiro. A maior parte se abriga na Polônia, que já recebeu mais de 650 mil refugiados, de acordo com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Leia também:

+ Após ataque, Rússia toma o controle da maior usina nuclear da Europa

+ Ucrânia: Macron afirma que o pior está por vir após conversa com Putin

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Mara Maravilha mostra o rosto do filho pela primeira vez

Revelado. Mara Maravilha surpreendeu os seguidores das redes sociais ao mostrar pela primeira vez o rosto do filho, Miguel Benjamin,…

18 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Belo abre o jogo sobre separação e reconciliação com Gracyanne Barbosa

Após ter seu nome entre os assuntos mais abordado nas redes sociais nas duas últimas semanas, o cantor Belo participou…

2 horas ago
  • Brasil

Por que o motorista do porsche está solto e a parente do Tio Paulo presa?

Dois casos recentes ganharam amplo destaque na mídia nas últimas semanas e causaram muitas reações e comentários, principalmente nas redes…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Leia a sinopse do enredo da Acadêmicos do Tatuapé para o Carnaval 2025

Terceira colocada no Carnaval de 2024, a Acadêmicos do Tatuapé lançou o seu enredo para o desfile do próximo ano…

17 horas ago
  • Geral

Camila Moura, ex de Lucas Buda, lança série autobiográfica

Camila Moura, ex-mulher do ex-BBB Lucas Buda, lançou neste sábado (27) uma série autobiográfica em sua conta no Instagram. No…

17 horas ago
  • Brasil

‘Carro do flagra’ viraliza na internet: ‘Marcelo, tua casa caiu’

Um vídeo que mostra o "carro do flagra" viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Nas imagens, é possível ver…

18 horas ago