Após ataque, Rússia toma o controle da maior usina nuclear da Europa

Após batalha, russos tomam o controle da maior usina nuclear da Europa, Foto: Foto: Reprodução/YouTube/Autoridade Nuclear Ucraniana

Após batalha, russos tomam o controle da maior usina nuclear da Europa, Foto: Foto: Reprodução/YouTube/Autoridade Nuclear Ucraniana

Tropas da Rússia tomaram o controle, na madrugada desta sexta-feira (4), da maior usina nuclear da Europa, que fica na cidade ucraniana de Zaporizhzhia. Um incêndio começou no local durante a invasão do perímetro da usina por militares da Rússia, mas foi controlado.

Segundo a agência nuclear da Ucrânia, não houve aumento nos níveis de radiação e o fogo já foi extinto. A tomada da usina pelos russos era monitorada pela comunidade internacional, uma vez que, caso o incêndio comprometesse a segurança do local, poderia acontecer uma explosão dez vezes maior que a do acidente em Chernobyl.

O bombardeio russo havia atingido um prédio de treinamento e um laboratório do complexo nuclear de 6.000 megawatts. O Ministério da Defesa da Rússia culpou o ataque no local da usina a sabotadores ucranianos, chamando o ato de uma “provocação monstruosa”.

+ Putin diz que invasão na Ucrânia ‘está sendo cumprida’ como planejado

Ataque

Em nota divulgada por agências de notícias internacionais, o presidente interino da empresa SE NNEGC Energoatom, Petro Kotin, afirma que tropas militares russas invadiram o território da usina nuclear e assumiram o controle da gestão, cortando a conexão do local.

Um dia anterior, a entidade já havia pedido para que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) entrasse em contato com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para que o acesso ao espaço aéreo sobre as instalações nucleares fosse suspenso e os esforços para prevenir atos de terrorismo nuclear fossem reforçados.

Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa, está localizada a cerca de 150 quilômetros ao norte da península da Crimeia Dos seis blocos, o primeiro foi posto fora de serviço, os números 2, 3, 5 e 6 estão em processo de resfriamento e o número 4 está em operação. A agência não disse qual era a situação dos blocos antes do ataque.

Reação

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que vai solicitar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação no complexo nuclear, exposto a um risco de vazamento de radiação por causa de manobras militares.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre o incêndio no complexo nuclear e se juntou a ele para pedir à Rússia que cessasse suas atividades militares na área.

+ Ucrânia: Macron afirma que o pior está por vir após conversa com Putin

+ Mais de 1 milhão de pessoas deixaram a Ucrânia após início da guerra

+ Guerra na Ucrânia faz Nostradamus ser buscado e estudos identificam previsão

Comentários

 




    gl