Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

AMPAS homenageia Geena Davis com o Jean Hersholt Humanitarian Award

Geena Davis após a exibição de “Thelma & Louise”, realizada pela AMPAS em 25 de agosto de 2011 (Foto: Divulgação / Crédito: Todd Wawrychuk – ©A.M.P.A.S.).

Nesta segunda-feira, dia 03, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) divulgou os homenageados pelo Conselho Diretor em 2019. Ao todo, quatro profissionais receberão os prêmios especiais da Academia, dentre eles, Geena Davis.

 

Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por “O Turista Acidental” (The Accidental Tourist – 1988), Davis será homenageada com o Jean Hersholt Humanitarian Award, concedido a profissionais que se dedicam a causas humanitárias. Fundadora do Geena Davis Institute on Gender in Media, organização sem fins lucrativos que realiza pesquisas acerca da representação de gênero na mídia, a atriz é uma grande defensora da igualdade de gênero, sobretudo nas indústrias televisiva e cinematográfica.

 

Os outros três profissionais homenageados pela AMPAS este ano são os cineastas David Lynch e Lina Wertmüller e o ator Wes Studi. O trio receberá o Oscar honorário, concedido pelo conjunto da obra, e sua escolha demonstra a preocupação da Academia em termos de diversidade e igualdade. Isto se deve à escolha não apenas de Davis, mas de um ator de origem Cherokee, Studi, e da primeira mulher indicada ao Oscar de melhor direção, Wertmüller, que concorreu à estatueta dourada por “Pasqualino Sete Belezas” (Pasqualino Settebellezze – 1975), filme que também lhe rendeu uma indicação na categoria de melhor roteiro original.

 

“Estes Governors Awards concedidos todos os anos pela Academia reconhecem indivíduos que se dedicaram a uma vida inteira e trouxeram contribuições excecionais para a nossa indústria”, disse John Bailey, presidente da AMPAS, em comunicado oficial.

 

A 11a edição do Governors Awards será realizada no dia 27 de outubro, no Ray Dolby Ballroom, do Hollywood & Highland Center, em Los Angeles (Califórnia).

 

Leia também:

AMPAS anuncia novas regras para o Oscar

Roman Polanski processa a AMPAS

Polêmica em Hollywood: Steven Spielberg x Netflix

Oscar 2019: a polêmica pós-cerimônia

Oscar 2019: ‘Green Book – O Guia’ é o grande vencedor

Oscar 2019: pop e político

Comentários

 




    gl