Categories: Cheryl BernoColunas

Quem não levantar para idoso pode levar multa no Estado do Rio

Ontem, 12 de junho, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou a Lei nº 8.415, de iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio, estipulando multa de R$ 51,31 para quem não ceder o lugar em transportes públicos intermunicipais para idosos, pessoas com crianças de colo, gestantes, obesos, deficientes e pessoas com limitação temporária de locomoção, que tem preferência em todos os assentos.

As empresas que descumprirem as regras, inclusive de colocar o aviso que 100% dos assentos são para este público, ficam sujeitas à multa de R$ 342,11, além das penalidades já previstas em outras leis. A nova regra não explica quem vai fiscalizar e multar.

No município do Rio de Janeiro, já exista o Decreto nº 45.682/2019, que determina que todo assento é preferencial no transporte público, para obesos, gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos, pessoas com deficiência e autistas. De acordo com o Censo 2010, cerca de 23,9% da população do Município do Rio de Janeiro possui algum tipo de deficiência e, nem todas são definidas como “deficiência física”. No metrô e nos trens há ainda multa para os homens que permanecerem nos vagões reservados só para mulheres nos horários de grande movimento, mas não se tem conhecimento de algum homem multado (cartas para a redação, valendo lembrar antes que a lei foi criada após mulheres terem sido vítimas de assédio e até estupro no transporte público).

Também foi publicada a Lei nº 8.414, de 12 de junho, para tentar assegurar que os processos e procedimentos administrativos, no âmbito da administração direta e indireta do Estado do Rio de Janeiro, que tenham como parte ou interveniente pessoa com idade superior a 60 anos, pessoa com deficiência ou em tratamento de grave enfermidade, terão prioridade de tramitação em todas as instâncias.

Essas novas leis se somam aos estatutos e leis que garantem esses e outros direitos às pessoas idosas ou com crianças de colo, gestantes, lactentes, deficientes e doentes.

Cheryl Berno

Share
Published by
Cheryl Berno
Tags: Decreto 45682destaque-4Lei 8414lei 8415lugar preferencialmulta para quem não ceder o assento

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Música

Gusttavo Lima interrompe show e alerta equipe: ‘Atenção, segurança’

O sertanejo Gusttavo Lima se apresentava no Ribeirão Rodeo Music, em Ribeirão Preto (SP), na manhã deste domingo (28), quando…

20 minutos ago
  • Brasil

Morte de Joca: Veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Após o caso do cachorro Joca, que morreu enquanto estava em trânsito, sob a responsabilidade de uma companhia aérea, o…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Lugar de Gente Feliz: Veja as transformações na quadra da Dragões em 14 anos

Lugar de Gente Feliz e que a cada ano se torna melhor. Assim podemos abordar a quadra social da escola…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Samara Felippo pede expulsão de alunas por ofensas racistas contra sua filha

A atriz Samara Felippo pediu à escola Vera Cruz, em São Paulo, que as duas alunas que fizeram ofensas racistas…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Rumo ao tri, Mocidade Alegre revela enredo para o Carnaval 2025

Bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre revelou, na madrugada deste domingo (28), durante a comemoração do seu…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

22 horas ago