Categories: ColunasSandro Salvatore Giallanza

É preciso combater o desperdício de comida

A escassez de comida no planeta não podia ser tolerada. Aproximadamente 1/3 do que é posto nos pratos dos brasileiros ia para o lixo sem dó nem piedade.

Pode parecer sobrenatural, mas uma start up se propôs a resgatar os alimentos que iam para o lixo e se propôs a viabilizar sua recomercializacão.

A experiência começou quando os alimentos de restaurantes, padarias e supermercados, em Londres, em torno de 500, por conta de um aplicativo intitulado “Too Good to Go” (bom demais para ir embora, em tradução livre). Trata-se de um serviço que conecta estabelecimentos onde sobra comida no fim do dia a pessoas interessadas a adquirir estes alimentos por um preço mais camarada.

Este aplicativo tem por objetivo, uma oportunidade de negócio, com impacto social e ambiental O desperdício assume proporções gigantescas afetando o meio ambiente reduzindo a exposição do lixo. Este aplicativo ajudou a resgatar 5,2 milhões de refeições desde 2016.

A start up foi fundada na Dinamarca um dos países que possui uma agenda de sustentabilidade fortíssima e com segurança pode-se afirmar ser o mercado mais maduro no tema no mundo.

Existe um aplicativo no país que conecta quem tem comida sobrando com quem precisa.

O uso do aplicativo é gratuito o serviço rende faturamento no valor da assinatura cobrada dos empreendimentos que assinam mensalmente com a start up. Hoje a plataforma resgata 1 libra de cada prato resgatado comprado pelo cliente. Este serviço está presente na Dinamarca Reino Unido, Holanda, Bélgica, Alemanha, França, Suíça e em breve chegará a Espanha.

No Brasil, o tema vem ganhando importância o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social criou um comitê para discutir o tema.

O Carrefour lançou um Programa Únicos que comercializa, com descontos verduras e frutas consideradas “feias”. É já existe um aplicativo no país que conecta quem tem comida sobrando com quem precisa, o nome deste aplicativo é Invisível.

O Brasil como grande produtor de alimentos e um mercado consumidor importante pode e deve seguir como referência no assunto a estrada é longa, mas vale a pena ser seguida.

Sandro Salvatore Giallanza

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Vila Isabel inicia ensaios de comunidade e tem poucas vagas disponíveis para desfile

Depois da divulgação oficial seu samba-enredo para o Carnaval 2020, a Unidos de Vila Isabel começa a ensaiar o 'povo…

5 anos ago
  • Entretenimento

Comentarista é demitido após dizer: ‘mulher deve tomar conta é da casa’

Durante um programa exibido pela Rádio Jovem Pan de Fortaleza, que debatia a vitória do Ceará sobre o Avaí no…

5 anos ago
  • Entretenimento

‘A Que Não Podia Amar’: leia o resumo dos capítulos de 21 a 25 de outubro

Capítulo 141, segunda-feira, 21 de outubro Cinthia chama Maria de traidora por ter contado a Bruno que foi ela quem…

5 anos ago
  • Carnaval/RJ

Unidos de Padre Miguel recebe inscrições de novos componentes

A Unidos de Padre Miguel receberá inscrições de novos componentes para seu desfile em 2020, quando contará a história da…

5 anos ago
  • Brasil

Quadrilha desviava cartões de crédito remetidos pelos Correios no Rio

Policiais federais prenderam nesta segunda-feira (14) dois suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em desviar cartões de crédito que eram…

5 anos ago
  • Entretenimento

‘As Aventuras de Poliana’: leia o resumo dos capítulos de 21 a 25 de outubro

Capítulo 374, segunda-feira, 21 de outubro Lindomar supera a vergonha e arrasa no show do CLP. Waldisney aparece na casa…

5 anos ago