Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

Os filmes mais aguardados de 2018

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2017 e líder de indicações ao Globo de Ouro 2018, sete ao todo, “A Forma da Água” (The Shape of Water – 2017) é um dos títulos mais aguardados deste ano. Dirigido e roteirizado por Guillermo del Toro, o longa que tem estreia prevista para 1o de fevereiro foi aclamado pela crítica na última edição do Festival do Rio e tem como principal fonte de inspiração o clássico “O Monstro da Lagoa Negra” (Creature from the Black Lagoon – 1954), de Jack Arnold.

 

Baseado em fatos reais, novo filme de Steven Spielberg reúne Tom Hanks e Meryl Streep (Foto: Divulgação).

 

Assim como “A Forma da Água”, outros longas-metragens que têm se destacado na atual temporada de premiações integram a vasta lista dos mais aguardados de 2018. Dentre eles, o novo filme de Steven Spielberg, “The Post – A Guerra Secreta” (The Post – 2017), que entra em cartaz nos cinemas brasileiros no final do mês. Baseado em fatos reais, o longa protagonizado por Tom Hanks e Meryl Streep mostra a luta de dois jornalistas do The Washington Post que recebem para publicar um dossiê sobre a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

 

Produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, “Me Chame Pelo Seu Nome” pode chegar ao Oscar (Foto: Divulgação).

 

Com DNA brasileiro, “Me Chame Pelo Seu Nome” (Call Me By Your Name – 2017) é outro promessa de sucesso neste ano. Produzido por Rodrigo Teixeira e sua RT Features, o drama dirigido pelo italiano Luca Guadagnino tem conquistado a crítica especializada mundo afora com uma trama sobre o relacionamento entre Oliver (Armie Hammer) e o adolescente Elio (Timothée Chalamet) no início dos anos 1980.

 

Além dos três longas citados acima, outras promessas da temporada de premiações têm criado expectativa junto à fatia do público que prefere consumir produções mais sérias, fugindo do chamado cinema pipoca, dominado por filmes de ação e super-heróis. Entre as promessas, estão: “Lady Bird – A Hora de Voar” (Lady Bird – 2017), “O Destino de Uma Nação” (Darkest Hour – 2017), “Três Anúncios para um Crime” (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri – 2017), “Projeto Flórida” (The Florida Project – 2017), “Trama Fantasma” (Phantom Thread – 2017) e “Eu, Tonya” (I, Tonya – 2017).

 

Responsáveis pelo faturamento dos estúdios no ano passado, mesmo num período em que as salas de cinema sentiram o impacto da diminuição do público, os super-heróis da DC e da Marvel protagonizam longas que têm gerado grande expectativa.

 

Protagonizado por Jason Momoa, “Aquaman” é a maior aposta da DC neste ano (Foto: Divulgação).

 

Apesar de ter deixado certo gostinho de decepção em parte do público, “Liga da Justiça” (Justice League – 2017) aumentou a ansiedade em torno do filme solo de um de seus heróis, Aquaman, interpretado por Jason Momoa. Dirigido por James Wan, de “Velozes & Furiosos 7” (Furious Seven – 2015), o longa é a maior aposta da DC/Warner para brigar em pé de igualdade com a Marvel.

 

No entanto, mais uma vez, a Marvel promete uma enxurrada de campeões de bilheterias que serão lançados por estúdios como Disney, Fox e Sony. São eles: “Pantera Negra” (Black Panther – 2018), “Vingadores: Guerra Infinita” (Avengers: Infinity War – 2018), “Venom” (Idem – 2018), “X-Men: Dark Phoenix” (Idem – 2018), “X-Men: Os Novos Mutantes” (The New Mutants – 2018), “Deadpool 2” (Idem – 2018) e “Homem-Formiga e a Vespa” (Ant-Man and the Wasp – 2018)

 

“Vingadores: Guerra Infinita” é o filme mais aguardado da Marvel (Foto: Divulgação).

 

Com direção de Peyton Reed, “Homem-Formiga e a Vespa” tem um antigo rosto da DC em seu elenco: Michelle Pfeiffer, que viveu Celina Kyle / Mulher-Gato em “Batman O Retorno” (Batman Returns – 1992). Pfeiffer seguiu o caminho trilhado por seu companheiro de cena, Michael Keaton, que após aposentar a armadura do Homem-Morcego interpretou um vilão na concorrência, Adrian Toomes / Abutre em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” (Spider-Man: Homecoming – 2017).

 

No entanto, os super-heróis enfrentarão adversários de peso ao longo de 2018. Entre eles estão o novo spin-off da franquia “Star Wars”, “Han Solo: Uma História Star Wars” (Solo: A Star Wars Story – 2018), “Bohemian Rhapsody” (Idem – 2018), “Missão Impossível 6” (Mission: Impossible 6 – 2018) e “Jurassic World: Reino Ameaçado” (Jurassic World: Fallen Kingdom – 2018). Dirigido por J.A. Bayona, a nova aventura no parque dos dinossauros é sequência direta de “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros” (Jurassic World – 2015), filme que arrecadou mais de US$ 1,6 bilhão em todo o mundo.

 

“O Touro Ferdinando” é a nova animação dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (Foto: Divulgação).

 

O cinema de animação aposta suas fichas basicamente em três filmes que prometem conquistar o público com facilidade: “Os Incríveis 2” (Incredibles 2 – 2018), “Viva: A Vida é Uma Festa” (Coco – 2017) e “O Touro Ferdinando” (Ferdinand – 2017), dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha. Há ainda expectativa em torno de uma animação brasileira, “Cidade dos Piratas” (2018), de Otto Guerra, ambientada em São Paulo.

 

“Benzinho” representa o Brasil no Festival de Sundance 2018 (Foto: Divulgação).

 

País homenageado no Festival de Annecy, na França, o Brasil aposta em produções bastante ecléticas e começa o ano marcando presença no Festival de Sundance com “Benzinho” (2018). Dirigido por Gustavo Pizzi e protagonizado por Adriana Esteves, o longa é um dos selecionados da mostra competitiva World Cinema Dramatic do evento que será realizado entre os dias 18 e 28 de janeiro.

 

Os outros títulos nacionais bastante aguardados são: “Unicórnio” (2017), “As Boas Maneiras” (2017), “Aos Teus Olhos” (2017), “O Animal Cordial” (2017), “Piedade” (2018), “Motorrad” (2018), “O Beijo no Asfalto” (2017), “Alemão 2” (2018), “Sequestro Relâmpago” (2018), “Chacrinha: O Velho Guerreiro” (2018), “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso” (2018), “Todas as Canções de Amor” (2018), “Pluft” (2018), “Peixonauta – O Filme” (2018), “Não se Aceitam Devoluções” (2018), “De Pernas pro Ar 3” (2018), “Todas as Canções de Amor” (2018), “As Irmãs” (2018) e “Uma Quase Dupla” (2018) – os dois últimos são comédias protagonizadas por Tatá Werneck.

 

Leia também:

Top 10: os melhores filmes de 2017

2017: o ano que abalou Hollywood

Globo de Ouro 2018: ‘A Forma da Água’ lidera com sete indicações

Critics’ Choice Awards 2018: ‘A Forma da Água’ lidera com 14 indicações

Crítica – Festival do Rio 2017: ‘A Forma da Água’

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Música

Bailarinas de Leonardo se manifestam após polêmica sobre calcinha em show

Polêmica. Após viralizar uma gravação em que as bailarinas do cantor Leonardo estavam aparentemente sem calcinha em um show realizado…

22 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Madonna já está no Brasil para show na praia de Copacabana

Madonna em solo brasileiro. A cantora chegou ao Rio de Janeiro, onde fará um show gratuito na praia de Copacabana…

51 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

A Grande Conquista: Fábio Gontijo revela atitude contra ex-Polegar após faca e expulsão

Fábio Gontijo revelou qual atitude tomará contra Ricardo Costa quando sair do reality "A Grande Conquista 2", da RecordTV. O ex-Polegar…

2 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • São Paulo
  • Televisão

Escola reage após acusação de racismo contra filha de Samara Felippo

A escola Vera Cruz, que fica na Zona Oeste de São Paulo, suspendeu por tempo indeterminado as duas alunas que…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Nadja Haddad pede orações após nascimento de gêmeos com prematuridade extrema

Susto. Nadja Haddad anunciou o nascimento dos filhos, José e Antonio. Os meninos, frutos de seu casamento com Danilo Joan,…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo da Mocidade Alegre para o Carnaval 2025

Bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre revelou, na madrugada de domingo (28), durante a comemoração do seu…

3 horas ago