Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Os filmes mais aguardados de 2018

“A Forma da Água” venceu quatro estatuetas no Oscar 2018, inclusive as de melhor filme e direção (Foto: Divulgação).

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2017 e líder de indicações ao Globo de Ouro 2018, sete ao todo, “A Forma da Água” (The Shape of Water – 2017) é um dos títulos mais aguardados deste ano. Dirigido e roteirizado por Guillermo del Toro, o longa que tem estreia prevista para 1o de fevereiro foi aclamado pela crítica na última edição do Festival do Rio e tem como principal fonte de inspiração o clássico “O Monstro da Lagoa Negra” (Creature from the Black Lagoon – 1954), de Jack Arnold.

 

Baseado em fatos reais, novo filme de Steven Spielberg reúne Tom Hanks e Meryl Streep (Foto: Divulgação).

 

Assim como “A Forma da Água”, outros longas-metragens que têm se destacado na atual temporada de premiações integram a vasta lista dos mais aguardados de 2018. Dentre eles, o novo filme de Steven Spielberg, “The Post – A Guerra Secreta” (The Post – 2017), que entra em cartaz nos cinemas brasileiros no final do mês. Baseado em fatos reais, o longa protagonizado por Tom Hanks e Meryl Streep mostra a luta de dois jornalistas do The Washington Post que recebem para publicar um dossiê sobre a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

 

Produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, “Me Chame Pelo Seu Nome” pode chegar ao Oscar (Foto: Divulgação).

 

Com DNA brasileiro, “Me Chame Pelo Seu Nome” (Call Me By Your Name – 2017) é outro promessa de sucesso neste ano. Produzido por Rodrigo Teixeira e sua RT Features, o drama dirigido pelo italiano Luca Guadagnino tem conquistado a crítica especializada mundo afora com uma trama sobre o relacionamento entre Oliver (Armie Hammer) e o adolescente Elio (Timothée Chalamet) no início dos anos 1980.

 

Além dos três longas citados acima, outras promessas da temporada de premiações têm criado expectativa junto à fatia do público que prefere consumir produções mais sérias, fugindo do chamado cinema pipoca, dominado por filmes de ação e super-heróis. Entre as promessas, estão: “Lady Bird – A Hora de Voar” (Lady Bird – 2017), “O Destino de Uma Nação” (Darkest Hour – 2017), “Três Anúncios para um Crime” (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri – 2017), “Projeto Flórida” (The Florida Project – 2017), “Trama Fantasma” (Phantom Thread – 2017) e “Eu, Tonya” (I, Tonya – 2017).

 

Responsáveis pelo faturamento dos estúdios no ano passado, mesmo num período em que as salas de cinema sentiram o impacto da diminuição do público, os super-heróis da DC e da Marvel protagonizam longas que têm gerado grande expectativa.

 

Protagonizado por Jason Momoa, “Aquaman” é a maior aposta da DC neste ano (Foto: Divulgação).

 

Apesar de ter deixado certo gostinho de decepção em parte do público, “Liga da Justiça” (Justice League – 2017) aumentou a ansiedade em torno do filme solo de um de seus heróis, Aquaman, interpretado por Jason Momoa. Dirigido por James Wan, de “Velozes & Furiosos 7” (Furious Seven – 2015), o longa é a maior aposta da DC/Warner para brigar em pé de igualdade com a Marvel.

 

No entanto, mais uma vez, a Marvel promete uma enxurrada de campeões de bilheterias que serão lançados por estúdios como Disney, Fox e Sony. São eles: “Pantera Negra” (Black Panther – 2018), “Vingadores: Guerra Infinita” (Avengers: Infinity War – 2018), “Venom” (Idem – 2018), “X-Men: Dark Phoenix” (Idem – 2018), “X-Men: Os Novos Mutantes” (The New Mutants – 2018), “Deadpool 2” (Idem – 2018) e “Homem-Formiga e a Vespa” (Ant-Man and the Wasp – 2018)

 

“Vingadores: Guerra Infinita” é o filme mais aguardado da Marvel (Foto: Divulgação).

 

Com direção de Peyton Reed, “Homem-Formiga e a Vespa” tem um antigo rosto da DC em seu elenco: Michelle Pfeiffer, que viveu Celina Kyle / Mulher-Gato em “Batman O Retorno” (Batman Returns – 1992). Pfeiffer seguiu o caminho trilhado por seu companheiro de cena, Michael Keaton, que após aposentar a armadura do Homem-Morcego interpretou um vilão na concorrência, Adrian Toomes / Abutre em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” (Spider-Man: Homecoming – 2017).

 

No entanto, os super-heróis enfrentarão adversários de peso ao longo de 2018. Entre eles estão o novo spin-off da franquia “Star Wars”, “Han Solo: Uma História Star Wars” (Solo: A Star Wars Story – 2018), “Bohemian Rhapsody” (Idem – 2018), “Missão Impossível 6” (Mission: Impossible 6 – 2018) e “Jurassic World: Reino Ameaçado” (Jurassic World: Fallen Kingdom – 2018). Dirigido por J.A. Bayona, a nova aventura no parque dos dinossauros é sequência direta de “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros” (Jurassic World – 2015), filme que arrecadou mais de US$ 1,6 bilhão em todo o mundo.

 

“O Touro Ferdinando” é a nova animação dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha (Foto: Divulgação).

 

O cinema de animação aposta suas fichas basicamente em três filmes que prometem conquistar o público com facilidade: “Os Incríveis 2” (Incredibles 2 – 2018), “Viva: A Vida é Uma Festa” (Coco – 2017) e “O Touro Ferdinando” (Ferdinand – 2017), dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha. Há ainda expectativa em torno de uma animação brasileira, “Cidade dos Piratas” (2018), de Otto Guerra, ambientada em São Paulo.

 

“Benzinho” representa o Brasil no Festival de Sundance 2018 (Foto: Divulgação).

 

País homenageado no Festival de Annecy, na França, o Brasil aposta em produções bastante ecléticas e começa o ano marcando presença no Festival de Sundance com “Benzinho” (2018). Dirigido por Gustavo Pizzi e protagonizado por Adriana Esteves, o longa é um dos selecionados da mostra competitiva World Cinema Dramatic do evento que será realizado entre os dias 18 e 28 de janeiro.

 

Os outros títulos nacionais bastante aguardados são: “Unicórnio” (2017), “As Boas Maneiras” (2017), “Aos Teus Olhos” (2017), “O Animal Cordial” (2017), “Piedade” (2018), “Motorrad” (2018), “O Beijo no Asfalto” (2017), “Alemão 2” (2018), “Sequestro Relâmpago” (2018), “Chacrinha: O Velho Guerreiro” (2018), “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso” (2018), “Todas as Canções de Amor” (2018), “Pluft” (2018), “Peixonauta – O Filme” (2018), “Não se Aceitam Devoluções” (2018), “De Pernas pro Ar 3” (2018), “Todas as Canções de Amor” (2018), “As Irmãs” (2018) e “Uma Quase Dupla” (2018) – os dois últimos são comédias protagonizadas por Tatá Werneck.

 

Leia também:

Top 10: os melhores filmes de 2017

2017: o ano que abalou Hollywood

Globo de Ouro 2018: ‘A Forma da Água’ lidera com sete indicações

Critics’ Choice Awards 2018: ‘A Forma da Água’ lidera com 14 indicações

Crítica – Festival do Rio 2017: ‘A Forma da Água’

Comentários

 




    gl