Categories: Ana Carolina GarciaColunas

‘Memória em Verde e Rosa’: documentário leva a história da Mangueira para as telas

Nesta quinta-feira, dia 30, entra em cartaz o documentário “Memória em Verde e Rosa” (2017). Dirigido por Pedro Von Krüger, o longa leva para a tela grande um pouco da história da comunidade da Mangueira, seus ídolos e seu maior orgulho: a Estação Primeira de Mangueira.

 

Uma das principais comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, a Mangueira é reconhecida em todo o Brasil por ser o berço de uma das mais tradicionais escolas de samba do país, a primeira a apresentar enredo. É uma comunidade que gira em torno da Estação Primeira de Mangueira, carregando no coração e na alma o verde e o rosa da escola que tem como principal embrião o Bloco dos Arengueiros, criado por Cartola, que não era aceito em outros blocos locais por ser considerado um arruaceiro, assim como seus amigos, entre eles, Carlos Cachaça.

 

Utilizando imagens atuais e de arquivo com depoimentos de ícones da Mangueira, como Cartola, Dona Neuma, Tia Suluca e Nelson Sargento, “Memória em Verde e Rosa” aborda ainda o preconceito contra o samba, inicialmente um gênero musical que crescia à margem da sociedade, pois era considerado o símbolo da malandragem. Aos poucos, o samba se tornou popular e invadiu o asfalto, conquistando as outras camadas da sociedade.

 

No entanto, esta quebra de barreiras sociais gerou uma preocupação entre os integrantes da escola que querem, acima de tudo, preservar a tradição e o histórico musical da Mangueira. Esta preocupação se deve ao término do samba de terreiro e à industrialização do carnaval, colocando a tradição em segundo plano ao possibilitar o comércio do samba enredo, criado por pessoas de fora da comunidade, o que gera críticas sobre perda de cadência e também do brilho da escola.

 

Interessante ao resumir a trajetória tanto da comunidade quanto da escola, este documentário peca em um quesito importante: ignorar a contribuição de José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, à Estação Primeira de Mangueira. Não há como dissociar a imagem da escola de seu intérprete mais famoso e querido, uma das figuras mais importantes e influentes da história do carnaval carioca, que dedicou parte considerável de sua vida à Mangueira. Com isso, “Memória em Verde e Rosa” passa para o público a sensação de estranheza, vazio e até mesmo de desrespeito para com uma personalidade icônica como Jamelão.

 

Mesmo sem oferecer nenhum elemento que o diferencie de tantas outras produções sobre o universo mangueirense, “Memória em Verde e Rosa” funciona ao levar a história do Morro da Mangueira para as telas, focando sempre na relação fervorosa de seus moradores com a Estação Primeira de Mangueira, mostrando que ela transcendeu o carnaval para se tornar parte da vida de cada integrante da comunidade. É uma paixão que se mistura à tradição e é passada de uma geração para outra de maneira quase religiosa.

 

Assista ao trailer oficial:

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

6 dias ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

7 dias ago
  • Carnaval/RJ

Martinho: ‘Ludmilla não entende muito desse assunto de religiões africanas’

Martinho da Vila, do alto da sabedoria de seus 86, em entrevista à Veja: "Ludmilla não entende muito desse assunto…

7 dias ago
  • Carnaval/RJ

Diogo Nogueira é homenageado por Paolla Oliveira por aniversário com vídeo fofo

O amor é lindo. Para comemorar os 43 anos de Diogo Nogueira, a atriz Paolla Oliveira publicou um vídeo com…

7 dias ago
  • Carnaval/RJ

Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da Liesa

Carnaval 2025: Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da…

7 dias ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Mãe de Davi se filia a partido político

Política. Elisângela Brito, mãe de Davi, campeão do BBB 24, também está lucrando com a fama do filho. Ela se…

1 semana ago