Categories: Ana Carolina GarciaColunas

Festival do Rio 2017: ‘Henfil’

“Henfil” é um documentário de tom quase jornalístico e muito bem conduzido por Angela Zoé (Foto: Divulgação).

A década de 1980 testemunhou a descoberta do vírus HIV e suas consequências, uma delas a contaminação por transfusão de sangue que vitimou milhares de pessoas somente no Brasil – à época, os bancos de sangue do país não eram fiscalizados. Hemofílico, Henrique de Souza Filho, o Henfil, é uma das vítimas fatais desse descaso das autoridades, assim como dois de seus irmãos, o sociólogo Herbert de Souza e o músico Chico Mário – Henfil e Chico Mário morreram em 1988 num intervalo de pouco mais de dois meses.

 

Cartunista respeitado dentro e fora do Brasil, Henfil tem sua trajetória contada no documentário dirigido por Angela Zoé, selecionado para a Mostra Première Brasil: Retratos longa da 19a edição do Festival do Rio. Ainda sem data de lançamento definida nas salas brasileiras, “Henfil” (2017) consegue apresentar à plateia o homem por trás do cartoon com muita naturalidade e perspicácia, sem descambar para o tema da ditadura tão explorado em produções sobre personalidades que lutaram contra o regime militar, como Henfil o fez. Obviamente, a ditadura está presente, mas não monopolizando o documentário que atinge seu objetivo principal de esmiuçar a vida de Henfil.

 

Usando o projeto de um grupo de ilustradores e animadores que redescobre sua obra, recebendo o apoio do Instituto Henfil e do filho do cartunista durante o processo de pesquisa, o documentário tem a montagem de Indira Rodrigues e João Rodrigues como uma de suas maiores qualidades. A dupla costura com muita competência e habilidade imagens de arquivo com depoimentos de familiares e amigos de Henfil, entre eles, o cartunista Jaguar e o jornalista Sérgio Cabral, responsável por levá-lo para “O Pasquim”, popularizando seus desenhos de traços simples, mas bastante expressivos.

 

Dono de um humor ferino que não poupava nada nem ninguém, Henfil usava seus cartoons como arma contra a ditadura e quem a apoiasse de alguma maneira, como “Cabôco Mamadô”. Pai de santo mais temido das páginas de “O Pasquim”, o personagem enterrou não apenas os adversários de seu criador, como também quem apoiou os militares de alguma maneira e/ou participou de eventos promovido pelo governo. Um dos casos mais conhecidos, retratado também na cinebiografia “Elis” (2016), é o da cantora Elis Regina, que chegou a entrar em depressão antes de acertar os ponteiros com o cartunista e se tornar sua amiga pessoal.

 

Fruto da parceria entre Canal Brasil, O2 Play, Globo Filmes e Globo News, “Henfil” é conduzido com esmero por Zoé. Assumindo um tom quase jornalístico, o documentário é simples na forma, mas rico em conteúdo, tal qual a obra de seu retratado, que com o passar dos anos se aventurou também na televisão e no cinema – “Quero ganhar um Oscar. Não quero essas coisas de Cannes, essas besteiras”, disse Henfil, que dirigiu, roteirizou e estrelou “Tanga (Deu no New York Times?)” (1987), considerado por Jaguar um dos piores filmes já produzidos: “Mesmo para o cinema brasileiro é ruim”, afirmou o cartunista.

 

Ao longo de 80 minutos de duração, “Henfil” consegue condensar a personalidade de Henfil sem cometer o deslize da pieguice em nenhum momento e, acima de tudo, sem reverenciá-lo como um Deus, algo cada vez mais comum nesse tipo de produção. Isso porque há distanciamento suficiente entre a câmera e seu objeto de estudo (a trajetória de Henfil), proporcionando uma experiência rica e imparcial sobre um homem cuja luta ganhou voz por meio de tirinhas de jornais e revistas.

 

* O Festival do Rio 2017 acontece até o dia 15 de outubro.

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Famosos

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição

Gracyanne Barbosa fala sobre fim com Belo e suposta traição. Musa fitness concedeu entrevista ao podcats e o tema central…

49 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: maioria não aprova três dias de desfiles no Grupo Especial 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

55 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Edson Pereira e equipe apresentam projeto visual na Tijuca e fotos dão água na boca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Sonha desfilar na comissão de frente? Coreógrafa da Vila Maria faz convite

Quem sonha atuar em uma comissão de frente tem uma excelente oportunidade. Se preparando para estrear na Unidos de Vila…

4 horas ago
  • Brasil

Surfistas e pilotos de jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos

Surfistas e pilotos de jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos. Momento que viralizou nas redes sociais aconteceu…

4 horas ago
  • Brasil

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS. Modelo é gaúcha:   Ver essa foto no…

4 horas ago