Categories: Carnaval/SP

Vídeo: entenda as mudanças nos critérios de julgamento do Carnaval de São Paulo 2020

Em coletiva de imprensa realizada em sua sede na noite desta quarta-feira (22), a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo apresentou as principais mudanças no regulamento e no manual do julgador para o Carnaval 2020.

O encontro com jornalistas contou com as presenças do presidente da Liga-SP, Paulo Sérgio Ferreira, e dos orientadores técnicos, Edson Francisco Paulino (Buiu), Carlos Pires, Jorge Freitas, Alexandre Vicente e Junior Dentista. Vale lembrar que esta equipe técnica foi escolhidos por presidentes das escolas de samba e conta com representantes de algumas agremiações filiadas a maior entidade gestora do samba paulistano.

Coletiva de Imprensa do Carnaval São Paulo 2020. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

O material produzido define as regras dos desfiles dos Grupos Especial e de Acesso 1 e 2, e estabelece quais os critérios devem ser observados pelos jurados que irão avaliar as apresentações das trinta e quatro apresentações nas noites dos dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro no Sambódromo do Anhembi.

Os nove quesitos são: Bateria, Samba-Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Enredo e Alegoria.

Regulamento

No Carnaval de 2019, a agremiação que não cumprisse o tempo regulamentar de no mínimo 55 minutos e no máximo 65 minutos, perdia 1 ponto, mais 1 décimo por minuto não atingido ou excedido. Neste ano, a escola perderá 3 décimos por não cumprir o regulamento, e mais 1 décimo por minuto não atingido ou excedido. Outra novidade será a presença de um jurado de bateria em um espaço dentro do recuo, e não mais na torre lateral do box.

Manual do Julgador

– Bateria

Neste quesito, os pontos de avaliação técnica são sustentação, entrosamento, equilíbrio instrumental, precisão rítmica e afinação. A bateria que alcançar todos estes requisitos, vai atingir a nota máxima de 9.8.

Para conquistar os outros 2 décimos e obter a nota 10, os ritmistas serão avaliados no item “performance”. Para isso, a bateria que realizar bossas ou paradinhas de 8 a 15 compassos, atingirá a nota 9,9. Já para alcançar o décimo restante, deverá ser realizado 16 compassos ou mais. A mudança direciona para “apresentações mais ousadas que irão beneficiar o espetáculo”, disse o presidente da Liga-SP, Paulo Sérgio Ferreira, o Serginho.



Outra novidade se refere ao espaço de julgamento. Anteriormente os jurados avaliavam por campo visual, agora será por campo auditivo. Já no item sustentação, as bateria poderão variar de 3 BPM para mais ou para menos.

– Fantasia

Agora será necessário imagens nítidas e que apresentem uniformidade, isto é, o que estiver na pasta deverá estar na fantasia. Exemplo: Faz parte da fantasia um cajado. Se um componente não possuir este adereço, o jurado poderá aplicar os critérios para descontar pontos, de acordo com os critérios estipulados pela tabela da Liga-SP. Além disso, as escolas poderão apresentar alas monocromáticas, desde que tenham formas e tons diferentes.

– Alegoria

Os croquis deverão contar com todos os elementos que estarão nas alegorias, como destaques, grupos cênicos e esculturas. No item “realização”, será avaliado a volumetria da alegoria e as proporção das esculturas.

– Enredo

Os jurados de enredo neste ano terão as fotos das fantasias para saber se os figurinos condizem com o tema apresentado.

Coletiva de Imprensa do Carnaval São Paulo 2020. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

– Comissão de frente

Neste quesito são avaliados os figurinos e a dança dos componentes. No último ano, os jurados focaram mais na parte de acabamento, quando se avalia a integridade das fantasias. Agora a Liga-SP, terá ênfase a limpeza e o sincronismo dos movimentos dos participantes.

– Casal de mestre-sala e porta-bandeira

Neste Carnaval, o casal de mestre-sala e porta-bandeira deverá apresentar a finalização dos movimentos para evidenciar o sincronismo da dupla.

– Evolução

O “efeito sanfona” não fará mais parte do critério de julgamento (quando parte da ala se movimentava, enquanto outra parte estava parada), ou seja, quando as alas não estão compactas.

– Samba-enredo / Harmonia

Em relação ao ano passado, estes quesitos não sofreram alterações para o Carnaval de 2020.

Orientadores técnicos comentam mudanças no manual do julgador:

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo deve disponibilizar em breve, através de seus canais de divulgação, o regulamento e o manual do julgador para o Carnaval de 2020.

– Clique aqui para conferir a ordem dos desfiles

– Clique aqui para conferir o calendário de ensaios técnicos

– Clique aqui para saber detalhes sobre ingressos





Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Carnaval 2020destaque-2destaque3-carnaval-spLiga Independente das Escolas de Samba de São PauloRegulamentoVia Brasil 2020

Recent Posts

  • Televisão

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna

Você é capaz de opinar? Patrícia Poeta viraliza ao aparecer vestida da Madonna. Apresentadora ficou entre os assuntos mais comentados…

37 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Monique Rizzeto terá reinado duplo no Carnaval de 2025

Rio. O Carnaval de 2025 promete ser muito especial para Monique Rizzeto. Após ser anunciada como Rainha de Bateria da…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval: Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria

Com Regina Celi presente, Império da Tijuca elege nova diretoria Rio. Em assembleia realizada na noite da última terça-feira (30),…

2 horas ago
  • Famosos

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS

Namorado de Sabrina, ator Nicolas Prattes faz doação substancial para vítimas de chuvas no RS. Estado vive drama após as…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 define novo coreógrafo para sua comissão de frente

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a Camisa 12 anunicou quem irá comandar sua…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Datena é internado em UTI e passa por cirurgia em São Paulo

O jornalista José Luiz Datena foi submetido a uma cirurgia e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do…

4 horas ago