Categories: Carnaval/RJ

Mangueira vai reviver a Bahia em mais um Carnaval no Rio de Janeiro

A Estação Primeira de Mangueira divulgou, nesta segunda-feira (6), seu enredo para o Carnaval 2023 no Rio de Janeiro. O projeto tem como título; “As Áfricas que a Bahia canta”.

+ Veja a logomarca do enredo da Estação Primeira

Segundo texto de justificativa da escolha do tema, a verde e rosa “abordará passagens da história preta do Carnaval pouco difundidas nas construções cronológicas da festa, com os cortejos pré e pós-abolição da escravatura, como os cucumbis e clubes negros, resgatando saberes e práticas ancestrais, as lutas pela inserção e reconhecimento da cultura afro-brasileira carnavalesca; os embates contra intolerância religiosa e racial dos Afoxés; as denúncias de desigualdade social pela arte dos blocos afros; a expansão da afro-baianidade pelos cantares do axé. Todos esses processos, conduzidos com protagonismo por mulheres pretas, mães, deusas, rainhas que usaram suas ‘corpas’ e vozes contando, louvando e cantando para e por seu povo”.

Sendo o estado da Bahia um mar de possibilidades de enredos para as escolas de samba e com íntima ligação com a negritude e raízes do povo preto no Brasil, a região é recorrente inspiração para os artistas do Carnaval.

A própria Mangueira já se inspirou na “baianidade”, seus expoentes e na sua rica gama de elementos culturais. Em 1966, cantou “Exaltação à Bahia”. Vinte anos depois, arrebatou a Sapucaí e os jurados com o tema “Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Mangueira têm”, embalado por um dos mais líricos sambas do acervo mangueirense.

No Carnaval de 2002, com “Brazil com ‘Z’ é pra cabra da peste, Brasil com ‘S’ é nação do Nordeste”, também passeou pela Bahia ao inspirar-se nos nove estados nordestinos. Ainda neste contexto, homenageou uma das maiores artistas baianas, a cantora Maria Bethânia, conquistando o título em 2016.

Os resultados no concurso e dos sambas que nasceram a partir desta temática na Mangueira, deixaram a maior torcida da folia carioca otimista com o que virá no próximo ano.

Enredos 2023

Quem deu a largada na temporada de lançamentos de enredo do Grupo Especial do Rio para 2023 foi a Unidos do Viradouro. A vermelha e branca de Niterói vai apresentar na Marquês de Sapucaí a vida e obra de Rosa Egipcíaca. O lançamento oficial aconteceu por meio das redes sociais da agremiação.

Rosa Egipcíaca, nasceu em Costa de Ajudá, em 1719, e morreu em Lisboa, em 12 de outubro de 1771. Ela também é conhecida como Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz e Rosa Courana.

Além da Viradouro, a Imperatriz Leopoldinense foi a outra agremiação que já confirmou os detalhes de seu enredo, assim batizado; “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”.

Para contar essa história, Leandro Vieira, que volta a assumir o cargo de carnavalesco da Rainha de Ramos, se debruça nas visões delirantes dos cordéis nordestinos que contam histórias fantásticas sobre a chegada de Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, ao céu e ao inferno.

Entre as doze escolas do Especial do Rio, Portela, Império Serrano e Acadêmicos do Grande Rio já divulgaram suas apostas para a disputa que virá e a linha escolhida é bastante similar, e singela.

A azul e branca cantará seu centenário, numa auto-homenagem. O Império conta a vida e obra do cantor e compositor Arlindo Cruz, enquanto a atual campeã celebra e homenageia Zeca Pagodinho.

Carnaval 2022

Ao cantar três de seus maiores baluartes, Jamelão, Cartola e Delegado, a Mangueira ficou com o sétimo lugar do Grupo Especial carioca neste ano.

+ Veja como foi o desfile

Leia também:

+ Carnaval 2023: Tendência aponta para enredos de mais fácil leitura pelo público

+ Vila promete novidades; Sabrina Sato participa de reunião de planejamento

+ Alemão do Cavaco é o novo reforço do Salgueiro

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Jurídico da Camisa Verde e Branco emite comunicado sobre eleição

A tradicional Camisa Verde e Branco, nove vezes campeã do Grupo Especial, compartilhou nas redes sociais, um comunicado direcionado para…

33 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Críticas ao Davi, do BBB 24, que está Rio Grande do Sul, são justas?

Campeão do BBB 24, Davi Brito se mobilizou para ajudar as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul e…

1 hora ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos

Pedro Scooby faz forte relato e cita corpos boiando do Rio Grande do Sul

O surfista e ex-BBB Pedro Scooby continua no Rio Grande do Sul ajudando no resgate e no apoio para as…

2 horas ago
  • Brasil

Adriano Imperador diz não saber o que é ménage; sexóloga explica

“Eu nem sei o que é esse negócio aí de ménage que eles estão falando”. Esta foi a declaração do…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

VÍDEO: Thais Carla chora após sofrer novo ataque gordofóbico

Choro. Thais Carla fez um desabafo em vídeo sobre gordofobia. Nesta quinta-feira (9), a influencer expôs a publicação de um…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

‘Bahia, da fé ao profano’: veja detalhes do enredo da Mancha Verde 2025

Presente no desfile das campeãs do Grupo Especial de São Paulo desde 2018, sendo campeã em 2019 e 2022, a…

4 horas ago