Folguedo Caipira aposta em homenagem à bailarina Eros Volúsia

Logo oficial da agremiação.

A Folguedo Caipira, escola do Grupo de Acesso 2 do Carnaval Virtual, em 2021 levará o enredo Eros, em seu corpo a nossa alma de autoria dos carnavalescos, Alê MSF, Emanuel D’Arays e de seu presidente, Vinícius Lopes. A escola de Jaboticabal, interior de São Paulo, tem Mariano como intérprete.

A laranja e amarelo é a 1ª escola do dia 13/11. Os desfiles do Grupo de Acesso 2 no sábado começarão às 19 horas.

+ Leia a Sinopse

+ Ouça o samba da escola

Em entrevista com a equipe do SRZD Carnaval Virtual, um dos carnavalescos da agremiação, Alê MSF, deu alguns detalhes de como está sendo a produção do desfile de sua escola.

Pavilhão oficial da agremiação.

A escola de Jaboticabal em seu enredo diz que em seu enredo Eros, em seu corpo a nossa alma tem em si uma homenagem à dançarina Eros Volúsia, e possui como mensagem central “que a dança salva a alma, e liberta as pessoas de preconceitos, ao unir as pessoas através dos diversos ritmos”.

Para trazer essa tão valiosa mensagem, a escola dividiu seu enredo em 4 setores, em um primeiro momento, a escola intitulou de “Memórias” e buscará viajar “pelas lembranças de infância da homenageada”. Já no segundo setor, chamado “Eu antropofágica” trará como discussão central “a relação das danças regionais na formação da bailarina”. O terceiro setor, por sua vez, chamado de “Brazil, stop dancer” traz o auge da vida de Eros Volúsia, ao mostrar nessa passagem os trabalhos internacionais realizados pela dançarina, destacando a importância de seu trabalho de divulgação da cultura brasileira no exterior. Por fim, o setor chamado de “Grand Finale”, traz um “apoteótico final e, mostra o legado deixado pela bailarina, enaltecendo sua passagem como professora e, mostra como a dança inclui à todos”.

Alê aponta que conheceu o carnaval virtual e o projeto como um todo “através de uma entrevista que Jorge Silveira [presidente de honra do GRESV Mocidade e ex-carnavalesco da mesma] citou essa forma nova de carnaval” e a partir dessa entrevista buscou pesquisar mais sobre o projeto e decidiram ingressar e apresentar seu carnaval.

Logo oficial da agremiação.

As expectativas, segundo seu carnavalesco, são as melhores possíveis, pois “estamos ansiosos pra ver as críticas, e descobrir se fomos capazes de transgredir a vida dessa ilustre personalidade”. O carnavalesco aponta também, que o desfile não se pretende fazer formas tão novas, mas sim, focar num “visual mais autêntico, de fácil leitura, desde a sinopse até o organograma”, acreditando na força e no cumprimento dos quesitos de forma positiva para levantar o caneco.

Além disso, Alê MSF nos relata que a “previsão de entrega do barracão está próxima” e que devido ao adiamento dos desfiles tiveram “a oportunidade de melhorar algumas alas, e alguns carros”.

A Folguedo Caipira, portanto, abrirá a segunda noite de desfiles com a expectativa de um desfile agradável e bonito para o público e convida a todos para assistir o desfile e “descobrir quem foi essa bailarina que tanto ajudou a cultura de dança nacional” e também para buscarem “se divertir com toda essa história de superação”.

Comentários

 




    gl