Chegou a vez da elite da Ciberfolia!

Núcleo de Estudos de Carnavais e Festas – NEsCaFe no Carnaval Virtual

Folia virtual! No último sábado (18) aconteceu a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval Virtual. Uma noite espetacular, como não poderia de ser, em que oito agremiações mostraram porque fazem parte do pelotão de elite da folia virtual. Na disputa pelo título de grande campeã da ciberfolia em 2023, largou na frente a Ponte Aérea, que transmitiu com muita clareza o seu enredo em um desfile com excelente conjunto. Confira a seguir os melhores momentos de cada desfile.

Império de Niterói

A primeira noite do Grupo Especial do Carnaval Virtual foi aberta pela Império de Niterói, que destacou a vida do povo sertanejo. O enredo A santa flor rainha do sertão veio ao encontro das altas temperaturas pelo Brasil… A escola apresentou a cultura enaltecida da seca nordestina, considerando as esculturas de barro, o sol escaldante, os cactos que geram água e sobrevivem às grandes secas. A bateria vem, imponente, com a imagética do medo nordestino, que é a figura do “capiroto” – o diabo – do fogo escaldante.  As ladainhas, romeiros e o Padre Cícero foram presenças para ilustrar a cultura do povo sertanejo.

Ala 7 de Bateria do GRESV Império de Niterói.

Império da Fênix

A segunda escola a desfilar representou os povos originários, tendo como delicadeza o olhar pelas plumagens da fauna e a forte presença da flora. O GRES Império da Fênix usou efeitos equilibrados para destacar os pontos fortes do desfile. As colorações na avenida virtual vieram com leveza, migrando das cores frias para quentes e vice-versa. A escola soube utilizar dos recursos gráficos, estéticos e de iluminação para defender a ideia central de discussão do enredo. 

Alegoria 3 do GRESV Império da Fênix.

Caprichosos da Boa Vista

Caprichosamente, o enredo Entre cantos e encantos, caprichosamente contando histórias! apresentou como os diferentes povos da humanidade contaram as histórias do cotidiano. O desfile exaltou, também, as Escolas de Samba como contadoras de histórias. A apresentação contou com um conjunto diversificado de formas e cores. A estamparia nas fantasias foi sem dúvidas  o diferencial da agremiação, com destaque para a ala 22, do Cordel. Também merece destaque a última alegoria que homenageou todos os participantes da história da Caprichosos. 

Alegoria 6 do GRES Caprichosos do Boa Vista

Império Iguaçuano

A quarta agremiação a desfilar foi a Império Iguaçuano. O enredo Beneditos e a liberdade contou a história de Benedito Meia Légua e a sua relação com seu santo devoto, São Benedito, enfatizando a luta antiescravista. O início do desfile contou com as cores da escola, o verde e branco. Merecem destaque o trabalho de estamparia da Ala 02 e o uso da rede de pesca em tons de azul na ala 12, que produziram um belo visual. O último setor do desfile apresentou um conjunto com diferentes formas de aplicação e o uso de fitas.

Ala 2 do GRESV Império Iguaçuano.

Império do Progresso

O Império do Progresso entrou na Passarela do Virtual com o enredo Ziraldo Genial, uma homenagem aos 90 anos do cartunista. A comissão de frente transmitiu a ideia de futuro, com figurino simbolizando o próprio Carnaval Virtual. A trajetória do cartunista, foi contada com humor e muito luxo nas formas e cores em alegorias e fantasias bem confeccionadas e acabadas. Destaque para a ala 07 que apresentou uma maquiagem bem humorada. A alegoria 04 sobre o jornal O Pasquim também se destacou: mesmo em preto e branco a alegoria seguiu a linha bem humorada do desfile.

Alegoria 04 do GRESV Império do Progresso.

Estrela Dalva

O enredo Iaci-Tatá-Uaçu contou na avenida virtual a relação dos povos indígenas com os astros, as temáticas das lendas, a criação das estrelas e os elementos produzidos para entender essa relação. O início do desfile da Estrela Dalva gerou um forte impacto na avenida! O contraste do neon verde com o preto, sem dúvidas, foi o diferencial no início do desfile e em outros setores como na ala das baianas. Com ideais criativos e soluções inovadoras, a Estrela Dalva apresentou um desfile luxuoso, bem acabado e com padronagens indígenas nas fantasias e alegorias.

Alegoria 2 do GRESV Estrela Dalva.

Corações Unidos

A penúltima agremiação a cruzar a avenida virtual foi a Corações Unidos. Oba Ko So! káwò Kábíyèsì-Xangô foi uma reedição do enredo apresentado em 2013 pela Corações Unidos. Com novo olhar, a agremiação contou com um início de desfile luxuoso em formas e nas cores em branco e marfim. O luxo seguiu nas cores e formas das outras alas e alegorias que contaram a história do enredo. Essa é mais uma agremiação que é preciso destacar o uso da estamparia em suas fantasias. Destaque para a ala 12, que apresentou um formato inovador na fantasia, com diferentes padronagens de forma harmoniosa.

Ala 12 do GRESV Corações Unidos.

Ponte Aérea

A última agremiação atravessou a avenida virtual com as encantarias de um povo de pele vermelha muito bem representadas pelas fantasias e alegorias. A Ponte Aérea apresentou uma proposta visual muito bem elaborada, com um enredo claro e pedagógico. Utilizou de forma harmônica as formas e volumes, assim como, no equilibro da escala cromática, proporcionando encantarias e encantamentos a cada fantasia ou alegoria que passava pela avenida. Na árdua tarefa de apontar um ponto alto do desfile, apresentamos o Primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, para felicitar o brilhante desfile da Ponte Aérea, rodando o pavilhão com as cores da agremiação, mantendo a proposta do enredo. Parabéns! 

Primeiro Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira do GRCESV Ponte Aérea.

Texto elaborado coletivamente pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos de Carnavais e Festas – NEsCaFe (@necf.ufrj):

Carlos Carvalho – Doutor em Artes Visuais (EBA/UFRJ). Professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais/UFAM.

Du Carmo Vido – Doutoranda em Artes Visuais (EBA/UFRJ). Professora de Artes do Município do Rio de Janeiro.

Leo Jesus – Doutor em Artes Visuais (EBA/UFRJ). Mestre em Historia del Drama (UAH). Cenógrafo e Figurinista.

Taynara Senra – Mestranda em Artes Visuais (EBA/UFRJ). Especialista em Figurino e Carnaval (UVA).

Wádson Pereira Rocha – Doutorando em Artes Visuais (EBA/UFRJ). Mestre em Artes (UFU). Artista visual.

Comentários

 




    gl