Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Análises dos ensaios técnicos: Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Mangueira

A segunda noite de ensaios técnicos do Grupo Especial foi marcada por muita chuva na Marquês de Sapucaí. Três escolas de samba se apresentaram. A primeira a treinar foi a Paraíso do Tuiuti, com o enredo Ka ríba tí ÿe – Que nossos caminhos de abram, do carnavalesco Paulo Barros. Em seguida, foi a vez da Unidos de Vila Isabel apresentar uma prévia do seu desfile. A escola de Noel leva para a Avenida o tema Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho, do carnavalesco Edson Pereira. A Mangueira foi a última escola da noite a ensaiar e tem como enredo “Angenor, José e Laurindo” do carnavalesco Leandro Vieira.

Os comentaristas do SRzd Bruno Moraes e Eliane Santos de Souza acompanharam os ensaios e pontuaram o que mais chamou a atenção em cada escola. Veja abaixo:

Paraíso do Tuiuti

BRUNO MORAES, BATERIA: Mestre Marcão e sua bateria deram um verdadeiro show, mesmo debaixo de muita chuva. Animação dos ritmistas, bossas e ritmo muito firme levantaram a Sapucaí.

ELIANE SANTOS DE SOUZA, CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Parabéns ao casal, Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane, pela postura altiva e desenvoltura com as quais se apresentou sob chuva torrencial e vento forte. Emocionante! Pode ser observado o entrosamento do par, que, bailando, apresentou a integração dos movimentos coordenados. Houve sintonia! Com seu estilo potente de evoluir, o mestre-sala realizou o cruzado, com beija-flor; meneios e requebros com destreza e segurança, no chão molhado. O meio sapateado foi apresentado com deslocamento em direção à dama, a quem ofereceu apoio para que ela pudesse realizar o aviãozinho e o balanço. A carrapeta que Raphael exibiu foi a base para abrir espaço para a dama dançar! Muito lindo de assistir o bailado do casal!

Vila Isabel

BRUNO MORAES, BATERIA: Bateria da Vila Isabel sendo Vila Isabel. Taróis e caixas dando o molho com a terceira mais centrada, criando uma sensação de swing e ritmo com qualidade impressionante. Realmente uma bela apresentação da Swingueira de Noel.

ELIANE SANTOS DE SOUZA, CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Apresentação exuberante do casal, numa performance moderna, todavia com os movimentos obrigatórios preservados. Excelente postura do par que revelou majestade e graciosidade. O estilo de Marcinho Siqueira, marcante e potente, permitiu a observação de seus movimentos com nitidez; destaco a realização da carrapeta, na qual, ele, olhando para Cristiane Caldas e para o pavilhão, executou com maestria, variados passos rápidos e miúdos, piruetas diversas, emendando este movimento ao meio sapateado, sem deslocamento, seguido do voleio, durante o qual eleva a perna, numa releitura do movimento, sem a “falsa queda”. A apresentação da bandeira aconteceu com vigor, mas com movimentos harmônicos, deixando evidenciada a integração e sintonia do par. Foi uma alegria assistir à performance do casal!

Mangueira

BRUNO MORAES, BATERIA: Muito boa apresentação da bateria de Mangueira. A chuva voltou a apertar quando a bateria entrou na pista, mas mesmo assim a bateria segurou o bom andamento.

ELIANE SANTOS DE SOUZA, CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Um bailado clássico foi apresentado com perfeito entrosamento do par, revelando uma grande sintonia. Os movimentos obrigatórios de cada um foram realizados em sequência harmônica e natural, sendo bem coordenados. Matheus Oliverio executou com destreza  cruzado com beija-flor, fazendo uma roda completa, exibindo uma pirueta e desfazendo este movimento, coordenando-o com a carrapeta, quando, sem se deslocar no espaço, olha para Squel Jorgea e para o pavilhão e exibe passos miúdos e rápidos, piruetas diversas e releituras de passos e gestos de outros dançarinos mangueirenses. O meio sapateado, com parada brusca típica deste movimento, serviu de deixa para, na pegada de mão, ofertar apoio à dançarina realizar o aviãozinho. O bailado foi realizado sob chuva intensa. Momento tenso aconteceu quando durante o abano ocorreu uma quebra do movimento da dançarina, pois a franja da bandeira prendeu na ponteira do mastro e esta se enrolou. Todavia, este fato não tirou a altivez do par, que diante da adversidade, contou com o estilo gentil do mestre-sala, que aguardou a porta-bandeira baixar o pavilhão, desprende-lo da ponteira e, faceira, dar continuidade à sua performance, rearmonizando a movimentação junto com seu par. Uma desenvoltura verde-rosa!

Leia também:

+ ‘Pra lavar a alma’: Tuiuti, Vila Isabel e Mangueira ensaiam com chuva na Sapucaí

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: destaque-2destaque1-carnaval-rjEnsaios técnicos 2022 - Carnaval RJMangueiraParaíso do TuiutiVila Isabel

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Neto de Anísio assume vice-presidência da Beija-Flor

Rio. Thiago David foi nomeado o novo vice-presidente da Beija-Flor de Nilópolis após uma reunião interna da diretoria da escola.…

9 minutos ago
  • Carnaval/RJ

União da Ilha fará final de samba-enredo em agosto

BA-DER-NA! Maria do Povo: Ilha divulga seu enredo para o Carnaval 2025: BA-DER-NA! Maria do Povo é o enredo da…

14 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Marcello Novaes se despede da Globo após 36 anos

Televisão. Mais um ator está se despedindo da Rede Globo.  Marcello Novaes, de 61 anos, que estreou na novela Vale Tudo,…

31 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Museu do Samba é declarado Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro

Governador Claudio Castro sancionou lei de autoria da deputada estadual Dani Balbi; instituição localizada na Mangueira possui o maior acervo…

33 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Catia Paganote revela bullying quando era paquita

Revelação. A ex-paquita Catia Paganote, em momento de desabafo em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV apresentado por Rachel…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Tatuapé abre disputa de samba-enredo com prêmio de R$ 20 mil

Terceira colocada no Carnaval de 2024, a Acadêmicos do Tatuapé lançou o enredo para o desfile do próximo ano em…

3 horas ago