Categories: BrasilSão Paulo

São Paulo dá nova recomendação para grávidas que tomaram primeira dose da AstraZeneca

O estado de São Paulo determinou nesta quarta-feira (21) que grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 recebam a segunda dose do imunizante da Pfizer. A medida passa a valer a partir de sexta-feira (23).

Anteriormente, a determinação do estado para os municípios era de seguir orientação do Ministério da Saúde para que gestantes e puérperas completassem o esquema vacinal 45 dias após o parto.

“A medida passa a valer a partir desta sexta-feira, dia 23, e é válida a todas as gestantes e puérperas que tomaram primeira dose da AstraZeneca e que poderão tomar a segunda dose da Pfizer”, disse o prefeito Rodrigo Garcia. Essa decisão favorece grávidas e puérperas que ainda precisariam esperar a conclusão do período puerpério – 45 dias após o parto – para só então receber a segunda dose da vacina da AstraZeneca.

Agora, as grávidas não precisarão mais esperar o período de um mês e meio depois do parto para estarem protegidas. Pactuada com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), a estratégia permite que os gestores do SUS de São Paulo apliquem a vacina da Pfizer em 12 semanas, mediante termo de ciência, nas mulheres que já receberam o imunizante da AstraZeneca.

“A gente pede que essas gestantes que tomaram a primeira dose da AstraZeneca verifiquem seu cartão vacinal. Então, procure a unidade básica de saúde, de preferência onde já tomou a sua primeira dose para, no prazo, tomar a segunda dose da vacina da Pfizer”, disse a coordenadora geral do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula.

Estes grupos de mulheres foram incluídos na campanha em maio, período em que o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, suspendeu o uso dessa vacina para estes públicos. A decisão foi embasada em estudos que demonstraram boa proteção com a chamada “intercambialidade” de vacinas desses dois laboratórios, e está em conformidade com recomendações da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações (CPAI) e do Centro de Contingência do Coronavírus.

Desde maio, 8,8 mil grávidas e puérperas receberam a primeira dose da AstraZeneca e poderão retornar aos postos de saúde para completar o esquema vacinal e o PEI (Plano Estadual de Imunização) disponibilizará vacinas da Pfizer para a segunda dose destas mulheres. Em toda a campanha, 229 mil delas já iniciaram o esquema e 34,6 mil já estão completamente imunizadas.

“A SOGESP tem acompanhado de perto o trabalho do Governo do Estado. São Paulo já vacinou praticamente metade das gestantes e puérperas, é um dos estados que mais vacinou. A gente vê com muita alegria esse anúncio porque isso trazia muita insegurança para essas mulheres que tomaram a primeira dose da AstraZeneca”, complementou a presidente da SOGESP, Rossana Pulcineli.

Leia também:

+ Ciro Nogueira diz a aliados que será ministro da Casa Civil de Bolsonaro

+ Marcelo Ramos manda Bolsonaro ‘ser homem’ e assumir interesse no Fundo Eleitoral

+ Renan Calheiros ironiza ação de Flávio Bolsonaro contra ele: ‘No Brasil, até milícia denuncia’

+ Filhos de Cid Moreira pedem na justiça interdição do pai e prisão da madrasta

+ Yasmin Brunet cai em golpe de aplicativo de entrega e perde R$ 7,9 mil

+ Sikêra Jr processa Neto, que rebate: ‘o dia que você me encontrar, você vai ver só’

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Breno, filho de Tinga, é anunciado como intérprete oficial no Rio

Rio. A escola de samba Alegria de Copacabana, voltando ao cenário carnavalesco, já tem uma nova voz oficial para o…

8 horas ago
  • Brasil

Emoção marca homenagem da Aeronáutica para médico morto no RS

Tragédia no Sul. O médico capixaba Leandro Medice, encontrado morto na manhã de segunda-feira (13) em um abrigo no Rio…

8 horas ago
  • Carnaval/RJ

Doações podem ser trocadas por ingressos para sorteio da ordem dos desfiles

Rio. A ordem dos desfiles para o Carnaval 2025 do Grupo Especial será conhecida no próximo dia 23, na Cidade do…

9 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Mangueira divulga a sinopse do enredo 2025

Rio. A Estação Primeira de Mangueira terá como enredo no próximo ano; À flor da Terra - No Rio da negritude…

9 horas ago
  • Famosos

Sexo, amor e trabalho não têm idade! Susana Vieira revela estratégia aos 81

Parar? Nem pensar! Susana Vieira, aos 81 anos, lançou sua biografia e garante que segue com contrato vitalício com a…

10 horas ago
  • Famosos

Ex-campeão do BBB reage aos comentários sobre sua aparência

Bastidores. Dhomini, campeão da terceira edição do BBB 3, fez um desabafo nesta terça-feira (14) em seu perfil no Instagram…

11 horas ago