Ciro Nogueira diz a aliados que será ministro da Casa Civil de Bolsonaro

Bolsonaro e o senador Ciro Nogueira. Foto: Isac Nóbrega/PR

O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, teria confirmado a aliados nesta quarta-feira (21) que assumirá o Ministério da Casa Civil na reforma ministerial anunciada por Jair Bolsonaro já na próxima semana.

Segundo informações de Bela Megale no jornal “O Globo”, as tratativas teriam começado há um mês e nesta semana Nogueira e Bolsonaro bateram o martelo e o pepista já fala como futuro ministro a pessoas próximas.

+ Bolsonaro diz que está trabalhando por uma ‘pequena mudança ministerial’

A troca no ministério começou a ser negociada ainda antes do recesso parlamentar. As tratativas se iniciaram de forma presencial, em Brasília, e foram concluídas por telefone, já que o senador passa está de férias fora do país.

Caso a troca se confirme, Luiz Eduardo Ramos poderá ser indicado a outro posto no governo. Atualmente, o cenário mais provável é que Ramos substitua Onyx Lorenzoni na Secretaria-Geral da Presidência. Isso porque, na avaliação de Bolsonaro, Onyx poderia assumir um novo ministério, que poderia ser a recriação da pasta do Trabalho.

Se Nogueira for anunciado Casa Civil, a mãe dele, Eliane e Silva Nogueira Lima, também filiada ao PP, assume o cargo deixado pelo filho no Senado.

Além de Ciro Nogueira, o PP atualmente comanda a presidência da Câmara, com Arthur Lira, e a liderança do governo na casa, com Ricardo Barros, envolvido em uma denúncia de corrupção no Ministério da Saúde.

Há tempos a cabeça de Ramos vem sido pedida pelo Centrão de Arthur Lira, em função de trombadas no governo e no Congresso. Mas a razão principal de Bolsonaro é, em desespero provocado pela queda nas pesquisas, evitar uma debandada do PP de Ciro e de Lira do governo e assegurar seu apoio na eleição do próximo ano.

Ciro Nogueira já chamou Bolsonaro de fascista e Lula de melhor presidente da história

Cogitado pelo governo para ser ministro da Casa Civil após a nova reforma ministerial, o senador Ciro Nogueira chamou Jair Bolsonaro de fascista em 2017. Na ocasião, o parlamentar também fez elogios ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atualmente lidera todas as pesquisas eleitorais.

“Ele tem um caráter fascista, preconceituoso”, afirmou Ciro sobre Bolsonaro. “É muito fácil você ir para a televisão dizer que vai matar bandido”, acrescentou.

Ao fazer referência a Lula, o senador afirmou que o petista foi “o melhor presidente da história desse país, principalmente, para o Piauí e para o Nordeste”. “Não me vejo votando contra o Lula por tudo o que ele fez, tudo o que ele tirou de miséria do povo”.

Leia também:

+ Renan Calheiros ironiza ação de Flávio Bolsonaro contra ele: ‘No Brasil, até milícia denuncia’

+ Filhos de Cid Moreira pedem na justiça interdição do pai e prisão da madrasta

+ Yasmin Brunet cai em golpe de aplicativo de entrega e perde R$ 7,9 mil

+ Sikêra Jr processa Neto, que rebate: ‘o dia que você me encontrar, você vai ver só’

Comentários

 




    gl