Cobiçados pelos candidatos: como pensam os jovens entre 16 e 24 anos

Jovens com skates. Foto: Pikist

A Exame/Ideia divulgou, nesta segunda-feira (18), um levantamento amplo sobre o pensamento dos jovens brasileiros a respeito de diferentes temas.

O público pesquisado, da faixa etária de 16 aos 24 anos de idade, é justamente um dos mais cobiçados pelos candidatos nas eleições gerais deste ano. Veja algumas respostas do estudo.

+ Como você se define politicamente hoje?

Mais de esquerda – 27%
Mais de direita – 22%
De centro – 12%
Não tem ideologia definida, vota na pessoa – 40%

Deste grupo, 64% declarou já ter tirado o título de eleitor, enquanto 89% ainda pretendem ter o documento para poder votar em 2022.

Ao tratar de um dos temas mais polêmicos do debate nacional e que certamente estará no centro das discussões eleitorais, o instituto perguntou: “O aborto é crime no Brasil, salvo exceções. Você é a favor de que o aborto seja descriminalizado?”. Sobre este tema, 48% afirmaram que são contra a descriminalização, e 46% são favoráveis. Quanto ao uso da maconha, questões climáticas e acesso a armas, os jovens assim responderam:

+ O uso de maconha é hoje proibido no Brasil para fins recreativos. Você é a favor de que o consumo recreativo de maconha seja legalizado?

Não – 61%
Sim – 34%
Não sabem – 6%

+ Você é a favor de que o Brasil amplie o acesso a armas para cidadãos?

Não – 72%
Sim – 26%
Não sabem – 2%

+ Como você avalia a afirmação: “Estou muito preocupado com a crise climática e a considero um risco para o meu futuro”:

Concordam totalmente – 70%
Concordam um pouco – 19%
Não concordam nem discordam – 5%
Discordam totalmente – 3%
Discordam um pouco – 1%

Sobre o voto, 51% declararam ter votado em Jair Bolsonaro em 2018, enquanto 29% escolheram Fernando Haddad (PT) e outros 20% não se lembram da opção feita nas eleições de 2018 na disputa do segundo turno.

Foram feitas 1000 entrevistas por telefone entre os dias 4 e 13 de abril nas cinco regiões do país e a margem de erro é de 3,2 pontos.

Leia também:

+ Mourão debocha sobre investigação de tortura na ditadura

+ Polícia investiga saque a supermercado na zona norte do Rio de Janeiro

+ Cena de guerra: PF e PRF são enviadas à Guarapuava após ataques

Comentários

 




    gl