Juiz Sérgio Moro decreta prisão de ex-presidente Lula

Lula. Foto: Reprodução

Lula. Foto: Reprodução

O juiz federal Sérgio Moro determinou na tarde desta quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a decisão, Lula terá até as 17h desta sexta-feira (6) para se apresentar à Polícia Federal, em Curitiba, no Estado do Paraná.

Os detalhes da apresentação devem ser acordados pela defesa com o delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, também Superintendente da Polícia Federal no Paraná. Moro vedou o uso de algemas “em qualquer hipótese”.

+ Leia a íntegra do despacho do juiz Sérgio Moro

A medida foi tomada após a decisão do Supremo Tribunal Federal, o STF, que negou nesta quarta-feira (4) um habeas corpus protocolado pela defesa para mudar o entendimento firmado pela Corte em 2016, quando foi autorizada a prisão após o fim dos recursos naquela instância. Lula foi condenado a 12 anos e um mês na ação penal do tríplex do Guarujá, em São Paulo, na Operação Lava Jato.

Segundo o juiz Sérgio Moro (primeira instância) e os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Victor Laus e Leandro Paulsen (segunda instância), Lula foi favorecido pela empreiteira OAS com a reserva e reforma de um apartamento tríplex na orla do Guarujá, litoral de São Paulo. Em troca, o ex-presidente teria ajudado a empresa a obter contratos junto a Petrobras.

Lula nega ter recebido o apartamento como propina e diz ser vítima de perseguição da Justiça Federal e do Ministério Público Federal, com o objetivo de barrá-lo na disputa presidencial de outubro deste ano.

O ex-presidente, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto para a próxima eleição, decidiu não se pronunciar, conforme informação de sua assessoria. Ele acompanhou o julgamento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, para onde se dirigiu na noite desta quinta-feira (5), logo após o despacho de sua prisão.

*Atualizada às 22h46

Leia mais:

+ Imprensa internacional repercute pedido de prisão de Lula

+ Suplicy diz que vai para a prisão com Lula

+ ‘Vou aguardar a orientação dos meus advogados’; diz Lula sobre entregar-se

+ Vídeo: Lula acena para militantes que se aglomeram em frente ao sindicato no ABC

+ Lula diz que prisão é ‘sonho de consumo’ de Moro

+ João Doria comemora pedido de prisão de Lula

+ Lula não usará algemas e ficará em sala especial, determina Moro

+ Foto: Lula ao lado da ex-presidente Dilma e apoiadores no Sindicato dos Metalúrgicos

Comentários

 




    gl