Imprensa internacional repercute pedido de prisão de Lula

Imprensa internacional noticia a decisão de Moro. Foto: Reprodução de Internet

Imprensa internacional noticia a decisão de Moro. Foto: Reprodução de Internet

Logo depois do juiz Sergio Moro determinar a prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, no final da tarde desta quinta-feira (5), veículos de imprensa de todo o mundo repercutiram a decisão do magistrado.

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com o despacho do juiz, Lula terá até as 17h desta sexta-feira (6) para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba.

Os detalhes da apresentação serão acordados pela defesa com o delegado da Polícia Federal Maurício Valeixo, também Superintendente da Polícia Federal no Paraná. Moro vedou o uso de algemas “em qualquer hipótese”.

Em análise sobre a determinação, o “Le Monde” lembrou como anos antes, em 2009, o ex-presidente norte-americano Barack Obama chamava Lula de “o cara” durante uma reunião do G20 em Londres.

“A queda do ícone da esquerda brasileira”, foi a manchete usada pelo jornal francês “Le Monde”. Já o diário “Clarín” ressaltou que não está claro quem irá suceder eventualmente o líder do PT como candidato partidário, lembrando que Lula liderava pesquisas eleitorais.

Destaque também para reportagens e notas nos jornais El País, da Espanha, ABC News, dos Estados Unidos,  “Financial Review”, da Austrália e “Corriere Della Sera”, da Itália.

Confira algumas publicações:

Comentários

 




    gl