Lula não usará algemas e ficará em sala especial, determina Moro

O juiz Sérgio Moro determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode usar algemas, em “qualquer hipótese”, durante a prisão.

Moro também decretou que o petista deve ficar em uma sala reservada na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

A ordem de prisão para o ex-presidente cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de reclusão, em regime fechado, no caso do tríplex do Guarujá, foi expedida na tarde desta quinta-feira (5).

No despacho, Moro alega que, “em razão da dignidade do cargo ocupado”, Lula ficará em uma espécie de Sala de Estado Maior, separado dos demais presos, sem risco para a integridade moral ou física. Ainda de acordo com o magistrado, os detalhes da apresentação devem ser combinados com a defesa diretamente com o delegado da PF Maurício Valeixo, também superintendente no Paraná.

Moro deu a opção para que Lula que se apresente voluntariamente à sede da PF até as 17h desta sexta-feira (6).

Em nota, a SESP, Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, informou que a Polícia Militar está preparada para possíveis manifestações.

“A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná informa que a Polícia Militar está plenamente apta, como sempre esteve, para agir de forma eficiente e profissional em eventuais manifestações e, caso seja convocada, irá atuar prontamente num eventual planejamento de segurança envolvendo a chegada do ex-presidente em Curitiba”.

Comentários

 




    gl