Bebianno vai deixar governo após discussão em reunião com Bolsonaro

Gustavo Bebianno e Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Gustavo Bebianno e Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

O secretário-geral da Presidência, Gustavo Bebianno, vai deixar o governo. A informação foi divulgada pela jornalista Daniela Lima, do jornal “Folha de S. Paulo”, e também pelo “Jornal do SBT”.

A decisão será formalizada na segunda-feira (18), com publicação no Diário Oficial. Bolsonaro, que já deixou o ato de exoneração assinado, teve um encontro com Bebianno no início da noite desta sexta (15). O diálogo foi ríspido e com ataques de ambos os lados.

Segundo a jornalista Jussara Soares, do jornal “O Globo”, Gustavo Bebianno foi convidado a ocupar a diretoria de uma estatal, mas não aceitou e, por isso, ficou decidido que vai sair do governo.

Jair Bolsonaro e Gustavo Bebianno. Foto: Divulgação
Jair Bolsonaro e Gustavo Bebianno. Foto: Divulgação

Gustavo Bebianno perdeu força no governo após a divulgação do uso de candidaturas laranjas pelo PSL para desvio de recursos de campanha. Ele vinha tentando empurrar a responsabilidade para o então presidente licenciado da sigla, deputado Luciano Bivar. No ano passado, Bebianno foi presidente nacional do PSL, sigla à qual Bolsonaro é filiado.

A situação do ministro se deteriorou ainda mais na noite da última quarta-feira (13), depois que Bolsonaro compartilhou tweets do filho, o vereador Carlos Bolsonaro, que chamou Bebianno de mentiroso. Os três tweets de Carlos Bolsonaro sobre o assunto foram retuitados pelo perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro.

Nesta sexta-feira pela manhã o presidente praticamente havia aceitado manter Bebianno como ministro. A sua permanência no governo tinha sido costurada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, mas Bolsonaro não ficou satisfeito. O presidente foi até o Palácio do Planalto e chamou todos os ministros que estavam em Brasília para uma conversa, alegando “quebra de confiança” pela divulgação de áudios que deveriam ser privados.

Comentários

 




    gl