Vídeos mostram jacaré em rua alagada e cavalo ilhado em telhado no Sul

Jacaré nadando e cavalo ilhado. Fotos: Reprodução de vídeos

Jacaré nadando e cavalo ilhado. Fotos: Reprodução de vídeos

Com a cheia do Lago Guaíba por bairros de Porto Alegre, cenas incomuns têm sido registradas em vídeos. Uma delas, que viralizou nas redes sociais, mostra um jacaré nadando por uma zona residencial da cidade.

Nas imagens, é possível ver o animal na água, se movimentando, próximo ao muro de uma residência destruída pelas águas das chuvas no bairro Menino Deus.

Após a divulgação dos vídeos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) emitiu uma nota confirmando o avistamento do réptil. A pasta recomendou distância do animal e afirmou que ele só atacará caso se sinta ameaçado.

Cavalo em sofrimento

Outro vídeo que impressiona destaca um cavalo que ficou ilhado em cima do telhado de uma casa no Rio Grande do Sul, na região de Canoas, após fortes tempestades atingirem o estado e causarem diversos pontos de alagamentos. Ainda não há informações sobre o resgate do animal, que foi registrado por uma câmera em um helicóptero.

Circulam na web e em troca de mensagens no WhatsApp, vídeos com resgate de vários animais. Organizações e voluntários realizam buscas nos bairros alagados.

As intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde a semana passada já resultaram em pelo menos 95 mortes e atingiram 401 dos 497 municípios do estado. Há 207,8 mil pessoas fora de casa. Estima-se que mais de 1,4 milhão de pessoas já foram afetadas.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou 20 centímetros nas últimas 24 horas, conforme as últimas atualizações divulgadas pela prefeitura. Medição realizada às 10h15 desta quarta-feira (8) pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) apontou 5,08 m. Mesmo com a redução, o Guaíba segue mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros). A água segue avançando em ruas da Capital.

Comentários

 




    gl