Desembargador manda soltar ex-ministro Milton Ribeiro e mais quatro presos

Milton Ribeiro. Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

Milton Ribeiro. Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal (TRF-1), concedeu liberdade ao ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, preso na operação Acesso Pago, da Polícia Federal, suspeito de chefiar um esquema ilegal de liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministérida Educação (MEC).

“Num Estado Democrático de Direito ninguém é preso sem o devido acesso à decisão que lhe conduz ao cárcere, pelo motivo óbvio de que é impossível se defender daquilo que não se sabe o que é”, diz trecho do documento.

A decisão se estende a todos os demais presos na operação deflagrada pela Polícia Federal na quarta-feira (22), incluindo os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, suspeitos de integrarem um gabinete paralelo que intermediava verbas do Ministério da Educação em troca de propinas.

+ Flávio Bolsonaro diz que Ribeiro não tem perfil de quem comete ato ilícito

Inicialmente, o pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-ministro foi negado após o juiz pedir que mais documentos fossem anexados ao processo. Após isso, a liberdade provisória foi concedida. Ribeiro está preso em São Paulo e deveria passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (23).

Leia também:

+ Justiça decreta prisão do procurador que espancou colega em Registro

+ Caso Genivaldo: PRF impõe sigilo de 100 anos em processos

Comentários

 




    gl