Ex-ministro Milton Ribeiro é preso em operação da Polícia Federal

Milton Ribeiro, ministro da Educação. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Milton Ribeiro, ministro da Educação. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22) uma operação que apura irregularidades na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Entre os alvos da operação estão os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, ligados ao presidente Jair Bolsonaro e suspeitos de atuarem como intermediários na liberação de verbas de um esquema.

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso preventivamente, de acordo com CNN Brasil. Ele estava na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Ao todo, os agentes cumprem cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

Áudios divulgados no mês de março deste ano mostraram Ribeiro afirmando que os pastores favoreciam municípios que negociavam verbas diretamente com eles.

Ainda segundo Ribeiro, a priorização de verbas para determinadas prefeituras por intermédio dos pastores seria um pedido de Jair Bolsonaro, apesar deles não possuírem cargos no governo.

Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que “botava a cara no fogo” pela idoneidade do então ministro. Milton Ribeiro foi exonerado do cargo poucos dias após o escândalo ser divulgado pela imprensa.

A PF investiga Ribeiro por suposto favorecimento aos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura e a atuação informal deles na liberação de recursos do ministério. Há suspeita de cobrança de propina.

O inquérito foi aberto após o jornal “O Estado de S. Paulo” revelar, em março, a existência de um “gabinete paralelo” dentro do MEC controlado pelos pastores.

Leia também:

+ PoderData: Lula abre 17 pontos sobre Bolsonaro no segundo turno

+ Inflação nas alturas: 55% dos brasileiros deixaram de consumir carne vermelha

+ Alta no preço do leite assusta consumidores; produto chega a R$ 7

Comentários

 




    gl