Começa resgate na Tailândia; quatro meninos já saíram da caverna

Meninos presos em caverna na Tailândia começam a ser resgatados. Foto: Reprodução

O resgate aos 12 meninos e seu treinador, presos em uma caverna na Tailândia, começou na manhã deste domingo (8). Quatro meninos já conseguiram sair do local e encontram-se no hospital. Segundo médicos e enfermeiros, os garotos estão em condições perfeitas de saúde.

O resgate, no entanto, foi pausado e deve retornar em 10 horas, tempo estimado pelo governador e coordenador da célula de crise, Narongsak Osottanakorn. A equipe repôs o oxigênio na caverna e irá se preparar para a próxima operação. A ação, no geral, é complexa e pode levar quatro dias para salvar todo o grupo. 90 mergulhadores, sendo 50 estrangeiros e 40 tailandeses, participam da operação.

A equipe de resgate começou a limpeza do local para a entrada na caverna neste sábado (7). A operação iniciou apenas neste domingo (8) devido ao mau tempo, que dificultava o acesso a região onde o grupo estava preso. Pessoas chegaram a supor que os meninos poderiam ficar meses na caverna pela impossibilidade de resgate.

Os jogadores de futebol e seu treinador entraram na caverna Tham Luang no dia 23 de junho para se esconder de um temporal. Após chuvas intensas que inundaram o local, o grupo não conseguiu sair e os deram como desaparecido. Após nove dias isolados, equipes de buscas encontraram os meninos e iniciaram a estratégia de resgate.

Na última sexta-feira (6), um mergulhador morreu durante as buscas. O acidente ressaltou o nível de periculosidade da operação. No entanto, os meninos surpreenderam o mundo por estarem bem após tantos dias presos.

Comentários

 




    gl