Mergulhador da marinha morre durante resgate em caverna na Tailândia

Sargento Saman Kunan morrer ao tentar salvar sobreviventes em caverna na Tailândia. Foto: Reprodução

Sargento Saman Kunan morrer ao tentar salvar sobreviventes em caverna na Tailândia. Foto: Reprodução

Morreu, na madrugada desta sexta-feira (horário local), o mergulhador profissional Saman Kunan, de 38 anos. Kunan era sargento da marinha tailandesa e fazia parte da operação que tenta resgatar 12 crianças e um técnico de futebol que ficaram presos em uma rede de cavernas na Tailândia. Acidente ressalta o nível de periculosidade da operação.

De acordo com informações das autoridades tailandesas, Saman teria perdido a consciência durante mergulho para sair da rede de cavernas. O sargento tinha acabado de completar uma missão de levar cilindros de oxigênio para os sobreviventes e retornava à base de comando.

Especialistas debatem, agora, se operação de salvamento das crianças por mergulho seria uma opção segura. Antes do acidente, autoridades tailandesas discutiam a possibilidade de resgatar os sobreviventes imediatamente por mergulho. Outra opção seria esperar o termino do período de chuva na região, o que poderia durar meses.

Relembre o caso

Desaparecidos por nove dias, 12 adolescentes e um técnico de futebol foram encontrados com vida no interior de uma rede de cavernas na Tailândia. O local tem 10 quilômetros de extensão e várias subdivisões. Devido a uma inundação causa pelas fortes chuvas da região, a equipe de futebol, que passeava pela região, ficou impossibilitada de sair do local.

Comentários

 




    gl