Categories: ColunasSandro Salvatore Giallanza

A alternativa sustentável

Está em fase bastante adiantada a criação de um programa integrando as áreas de trabalho, educação e desenvolvimento social para estimular a qualificação profissional, sobretudo para as famílias de baixa renda.

O programa tem a capacidade e o potencial de fortalecer uma agenda positiva diante da necessidade de aprovar reformas impopulares, como a da Previdência, além do que criará as condições de reduzir a forte dependência de parte da população brasileira concentrada nas classes menos favorecidas, altamente dependentes do repasse para sua sobrevivência advindo do programa Bolsa Família.

A essência do programa será integrar ações para que, ao solicitar o seguro-desemprego ou o Bolsa Família, o pleiteante fosse encaminhado para um curso profissionalizante e tivesse melhores condições de se recolocar no mercado de trabalho, sem perder o direito de ter acesso ao Bolsa Família e ao seguro desemprego.

As análises preliminares da equipe de transição mostram que não há nenhuma sintonia entre o Ministério do Trabalho, gestor do seguro-desemprego, com o Ministério da Educação, responsável pela formação educacional e profissional, e o Ministério do Desenvolvimento Social, que administra o Bolsa Família.

A medida não teria custos relevantes aos cofres públicos porque os programas já funcionam separadamente, só que de forma desconexa e desintegrada em termos macro.

O desafio, será articular o trabalho das três áreas, em sintonia fina, integrado e harmônico na batida de um time afinado e consciente de sua participação na obtenção de resultados consolidados.

Atualmente, o trabalhador que pede o seguro-desemprego é obrigado a frequentar um dos cursos gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Entretanto, muitos reclamam que as aulas são básicas e não requalificam os profissionais.

Do outro lado, empresários também costumam se queixar de que, apesar de haver uma grande oferta de mão de obra, o nível de qualificação dos profissionais é baixo impossibilitando aproveitamento quando necessário da oferta existente visto que para adequa la as necessidades caberá ao contratante assumir despesas que encarecerão o custo da contratação reduzindo o poder e a atração competitiva e geram insegurança quanto a permanência do beneficiado.

Com o programa, a intenção do novo governo seria oferecer cursos de melhor qualidade para preparar os desempregados para as novas oportunidades de mercado. No caso dos beneficiários do Bolsa Família, a ideia é que eles consigam uma ocupação com salário melhor e deixem de receber o benefício.

As expectativas de geração de empregos na gestão do presidente eleito prevista são de 10 milhões de empregos em quatro anos, a maioria (6 milhões) nos dois primeiros anos. Para atingir esse número, Bolsonaro diz que pretende reduzir a burocracia e ajudar empresários a contratar. Além disso, conta com a recuperação da economia, que pode crescer até 3,5% em 2019.

A ideia surgiu tendo como base a leitura de um artigo escrito pelo diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos, publicado em 1º de novembro no jornal “Correio Braziliense”. Ele esteve em Brasília na tarde da última quinta-feira (8), a convite do futuro ministro Ônix.

Segundo o artigo de Ramos, o país tem 1 milhão de jovens entre 15 e 17 anos que deveriam estar no ensino médio, mas que não estudam nem trabalham a chamada “geração nem-nem”. Quando a faixa etária é ampliada para 15 a 29 anos, são 11 milhões de jovens nessa condição.

Ainda em relação ao desemprego, 4,8 milhões desistiram de procurar uma vaga e falta trabalho para 27,6 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentados por Ramos. Segundo ele, “o resultado de tudo isso tem sido, entre outras coisas, a explosão da violência em todo o país”.

Sandro Salvatore Giallanza

Recent Posts

  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

38 minutos ago
  • Brasil

Desastre sem precedentes deixa rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul…

1 hora ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Madonna acena para fãs na saída de hotel no Rio

Partiu. Madonna deixou o Rio de Janeiro na noite deste domingo (5), após cantar para 1,6 milhão de pessoas na…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Gracyanne Barbosa reage após desculpas de Luciano Huck e bloqueia Belo

Luciano Huck pediu desculpas a Gracyanne Barbosa durante o "Domingão com Huck" neste domingo (5). A fala aconteceu após o…

2 horas ago
  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

15 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

17 horas ago