Categories: ColunasNyldo Moreira

Da Ditadura ao azul e rosa: Fafá de Belém canta Chico Buarque

Um dos maiores compositores brasileiros na voz de uma das maiores cantoras brasileiras. Fafá de Belém apresentou no último final de semana um show no Sesc Pinheiros com o repertório de Chico Burque. A baladeira, daquele tipo que afasta o microfone da boca e coloca-o ao lado e a voz ainda alcança o som e prenche até as tramas do carpete no teatro. Com letras que fazem os olhos trepidar e um timbre que contorna cada sílaba e desliza compassadamente por cada instrumento do palco. A cantora fez questão de interpretar e agarrar nos braços toda a poesia dentro de cada música.

 

Fafá de Belém tem uma voz potente, encorpada e com registros lindos. Cheia de afinação, até mesmo com uma gripe que poderia atrapalhar as interpretações. “Todo Sentimento”, “Tanto Mar”, “Fado Tropical” e “Eu Te Amo” arrebataram o público. Nestas canções, a cantora retirou de todos os seus poros a mesma força do Círio que carrega Nossa Senhora de Nazaré em sua terra. As músicas cheiravam, inebriavam e brilhavam!

 

Alguns intervalos, entre uma e outra letra, gargalhadas marcantes e histórias que explicavam cada escolha. Destaque para “Angélica”, música que Chico escreveu em homenagem a estilista Zuzu Angel, assassinada em uma emboscada na época da Didatura Militar (fato comprovado em 2014 na Comissão da Verdade). A canção exprime a angústia de Zuzu à procura de seu filho, militante, desaparecido na mesma época em que os militares censuravam e torturavam o Brasil. A intepretação de Fafá e a força da letra distribuíram em todos nós um pedacinho da dor de Zuzu. “Mulheres de Atenas” veio em seguida, dando o tom às mulheres!

Fafá de Belém no Sesc Pinheiros | Foto: Nyldo Moreira

Antecedendo o bis, “Construção” marcou com uma interpretação ímpar. Entre ser recitada, cantada e protestada! Nunca vi igual, perfeito! “Sob Medida” finalizou o espetáculo, que lista muitas outras poesias de Chico, exaltado por Fafá como um fundamental e grande poeta, escritor, autor, cantor e “lindo”!

 

Sem perder o bom humor e a crítica, Fafá usava um grande tecido azul com o verso vermelho, mas fez questão de usá-lo no lado azul, em referência à polêmica dos últimos dias envolvendo a ministra Damares Alves.

Fafá de Belém no Sesc Pinheiros | Foto: Nyldo Moreira

Na programação do Sesc Pinheiros estão: Juçara Marçal no dia 12/01 e Virgínia Rodrigues, dia 13/01. Nos dias 19 e 20 de Janeiro apresenta-se Mariene de Castro.

 

Fafá de Belém estará no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, dia 16/02 com o show Guitarradas do Pará.

Nyldo Moreira

Share
Published by
Nyldo Moreira
Tags: Chico BuarqueDamares AlvesFafá de BelémMPBSesc

Recent Posts

  • Brasil
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Rock in Rio confirma Zeca Pagodinho, Luan Santana e Chitãozinho e Xororó, entre outros

O Rock in Rio acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do…

8 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2 elimina quinze participantes e classifica dois para Mansão

Segue o jogo. Na noite desta segunda-feira (29), novos vileiros foram eliminados de A Grande Conquista 2. Ao todo 15…

17 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Quem é Tranca Rua, que gerou polêmica entre Ludmilla e Martinho da Vila?

Tranca Rua. O termo ficou em evidência nos últimos dias nas redes sociais após a frase "Só Jesus expulsa o…

25 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Radamés diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela estava com Belo

Rapaz! Radamés Furlan, de 38 anos, expôs, nesta segunda-feira (29), um caso extraconjugal com a atriz Viviane Araújo enquanto ela…

13 horas ago
  • Famosos

Daniel Lenhardt, ex-BBB 20, tasca beijão em outro rapaz em o Túnel do Amor

Daniel Lenhardt, ex-BBB 20, tasca beijão em outro rapaz em o Túnel do Amor. Reality do Multishow conta com dez…

13 horas ago
  • Carnaval

Blocos e bandas de Carnaval são reconhecidos como manifestações da cultura nacional

Samba e cultura. Blocos e bandas de Carnaval foram reconhecidos oficialmente como manifestações da cultura nacional. A Lei 14.845, de 2024,…

14 horas ago