Categories: ColunasHélio Rodrigues

Sonnen e Ortiz: a decadência de um falastrão e a boa forma de um aposentado

Chael Sonnen sempre foi inteligente. Ótimo promotor de lutas, o American Gangster nunca mediu as palavras para alfinetar os adversários e atiçar ainda mais os ânimos, dos rivais e do público. Ele sempre teve certa habilidade, sobretudo no wrestling, praia dele. Embora dedicado, Sonnen nunca foi além: pecava por ser fraquíssimo no jogo em pé e vulnerável quando o jogo do adversário contava com jiu jítsu básico. Notabilizou-se por sua participação no UFC, onde, além de treinador do reality show The Ultimate Fighter, venceu seis lutas (contra Dan Miller, Yushin Okami, Nate Marquardt, Brian Stann, Michael Bisping e Mauricio Shogun, respectivamente) e perdeu cinco (Demian Maia, Anderson Silva, duas vezes, Jon Jones e Rashd Evans), um aproveitamento de 54%.

Em 2016, Sonnen passou por um grave drama pessoal, quando perdeu a filha recém-nascida morreu devido a complicações causadas por uma bactéria. Entristecido e já decadente, ele pensou em abandonar a carreira.

Mudou de ideia, porém. E, após um convite do Bellator, aceitou o desafio para enfrentar Tito Ortiz, lutador icônico que havia sido campeão na entidade e nos áureos tempos de UFC.

Sonnen voltou a ser o personagem provocador, vendedor. Atacou o oponente com as tradicionais ofensas e atraiu a atenção do público para uma luta entre dois veteranos do ramo.

Um pouco fora de forma, Sonnen, de 39 anos, entrou com uma postura séria e concentrada, enquanto Ortiz, com 42, parecia o lutador do auge de carreira. Em tão pouco tempo, o duelo foi levado para o chão, por iniciativa de Sonnen, que não via maneiras de derrotar um striker nato. O tiro do Gângster Americano saiu pela culatra. Ortiz foi às costas de Sonnen, recém-graduado faixa roxa em jiu jítsu, e tentou aplicar um mata-leão. Não conseguiu, mas mesmo assim fez Sonnen – que não queria nem parecia poder se desgastar – bater.

Ortiz, como de costume, enterrou o falastrão – de quem eu ainda sou fã – ainda no cage. Sonnen, por outro lado, fez questão de confirmar com o próprio vencedor que o golpe sequer havia entrado e que em alguns poucos movimentos conseguiria a liberdade.

Fim de papo. Aposentadoria para Ortiz – um ícone histórico eternizado com a Calçada da Fama do UFC – e provavelmente para Sonnen – que mostra já estar há muito ultrapassado do MMA.

Hélio Rodrigues

Recent Posts

  • Brasil

VÍDEO: Neymar mostra avião cheio de doações para o Rio Grande do Sul

Incentivar. O jogador Neymar se mobilizou para ajudar as vítimas das graves enchentes no Rio Grande do Sul. O atacante…

21 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Filho de Popó assume namoro com advogado e faz declaração romântica

Apaixonados. O filho de Popó Freitas, estudante Juan Freitas, mostrou seu novo namorado na rede social. Discreto, o jovem de…

48 minutos ago
  • Carnaval/SP

Mocidade Robruense: confira o enredo para o Carnaval de 2025

Sexta colocada no Grupo de Acesso de Bairros 1, da União das Escolas de Samba Paulistanas, Uesp, a Mocidade Robruense…

1 hora ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Madonna deixa mensagem no ‘Livro de Ouro’ do Copacabana Palace

A cantora Madonna assinou o "Livro de Ouro" do Copacabana Palace, hotel onde ficou hospedada durante sua estadia no Brasil,…

2 horas ago
  • Brasil

VÍDEO: Resgate de animais ilhados no Rio Grande do Sul comove a web

Solidariedade. Equipes do Poder Público e de voluntários já resgataram ao menos 3,5 mil animais ilhados pelas chuvas no Rio…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Claudia Raia lembra namoro com Jô Soares: ‘Foi o primeiro grande amor da minha vida’

O Roda Viva recebeu Claudia Raia na noite desta segunda-feira (6). A atriz voltou ao programa 33 anos após sua…

3 horas ago