Categories: ColunasHélio Rainho

50 anos de avenida: a glória de Índio da Mangueira

Quando os portões da Marquês de Sapucaí anunciarem a passagem da Verde-e-Rosa na avenida neste 2019, um coração estará batendo em cadência especial. Trata-se do coração de César Augusto da Graça Moutinho, conhecido como Índio da Mangueira. É que, este ano, o baluarte mangueirense estará completando seu cinquentenário a desfilar como passista da escola.

50 anos de desfile! 50 anos de amor, de paixão, de samba no pé, de verdade. A grandeza que faz bodas de prata na avenida e brinda uma plateia inteira com a graça de seus meneios, o requinte de seus riscados, a elegância e a emoção de seu porte de deus da dança no cenário que é uma beleza que a natureza criou. 

Um feito nobre, glorioso, além de longevo. 

É tão difícil para o passista de escola de samba resistir por tanto tempo! É tão difícil para o passista de escola de samba sustentar nas pernas, no peito e no fôlego a gana de defender seu valor em um desfile. Muitas vezes diante de tantas inovações, tantas provas e tantos questionamentos, o passista sente o tempo pesar sobre seus ombros e sobre suas pernas, o conclamando a desistir porque “passou seu tempo”, “deve dar a vez a outros”, “tem que saber a hora de parar” … essas coisas que impiedosamente ouvimos para esse segmento das escolas de samba onde o tempo parece ser usado como argumento contra, nunca a favor.

Pois é. Mas esse inacabável Índio da Mangueira subverte a regra, extrapola a norma, quebra o protocolo. Ele é guerreiro da resistência do samba: homem douto e letrado, sábio e cônscio, aguerrido e obstinado para negar os conselhos contrários; ali reina soberano um guardião de seu ofício, influenciando gerações e compartilhando um saber que não cabe em partituras, não se redige em papel: é força motriz que sacode pernas, dá giros, bate pés sobre o chão, levanta poeira e emana graça por onde passa.

Se fôssemos, de fato, uma avenida coerente e justa, ovacionaríamos esse personagem ilustre e reluzente de nossos desfiles. Porque Índio Moutinho da Mangueira, esse passista célebre e grandioso, é mais do que motivo de orgulho para uma nação verde-e-rosa: ele é patrimônio vivo de um legado ancestral, de uma verdade que se faz presente através de homens que escolheram os pés para expressar o samba!

Índio Moutinho é digno de ser destacado na avenida, de ser homenageado pela escola, de ser aplaudido por uma Sapucaí inteira que o reconheça não apenas por seu talento exemplar, mas por sua obstinação em resistir por tanto tempo com a convicção de que só os verdadeiros e valorosos conseguem atravessas 50 anos com a graça, a grandeza e a humildade que ele tem. 

Faça-se o registro! Louve-se o feito! 

E que fique para a posteridade e para as novas gerações um pouco desse suor, dessa pegada, desse sorriso, desse samba no pé fortalecido e renovado a cada ano – do primeiro ao quinquagésimo – tudo isso que nos faz olhar para Índio da Mangueira e dizer: “Obrigado, mestre!”,  “Parabéns, mestre!”…

Salve Índio da Mangueira! Filho do tempo, dançarino do chão de escola, poeta do riscado, bamba da resistência, bastião das lutas do samba!

Brasil, chegou a vez

De ouvir os Moutinhos…

Tamoios mulatos…

Eu quero um país que não está no retrato

Sambando de fato

A vida inteira…

Como este ÍNDIO DA MANGUEIRA!

Hélio Rainho

Share
Published by
Hélio Rainho
Tags: Índio da MangueiraIndio MoutinhoMangueirapassistas

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

10 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

13 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

13 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

15 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

15 horas ago