Segunda reunião entre Rússia e Ucrânia deve acontecer nesta quarta

Putin se encontracom líder ucraniano Zelensky. Foto: Reprodução/Youtube/CBS Evening News

Putin se encontracom líder ucraniano Zelensky. Foto: Reprodução/Youtube/CBS Evening News

A segunda reunião para negociações de paz entre Rússia e Ucrânia deve ocorrer nesta quarta-feira (2) entre Belarus e Polônia, informou a CGTN, emissora estatal chinesa.

A primeira rodada de conversas entre representantes dos dois países ocorreu nesta segunda-feira (28), em Belarus. Nenhum acordo ainda foi firmado. Os dois lados afirmaram que iriam marcar um segundo encontro.

A imprensa ucraniana afirma que a Rússia, além da não expansão da Otan para o Leste Europeu, teria exigido que a Ucrânia se comprometesse a documentar seu status de não integrar nenhum bloco e realizar um referendo sobre isso, reconhecesse as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, abandonasse a exigência da devolução da Crimeia à Kiev e promovesse o fim das políticas nazistas. A Ucrânia teria exigido um cessa-fogo e a retirada das tropas russas do território.

+ Guerra entre Rússia e Ucrânia pode impactar a economia no Brasil; entenda

A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) informou nesta terça-feira (1º) que a guerra na Ucrânia já provocou ao menos um milhão de deslocados desde a quinta-feira (24), quando os ataques russos iniciaram. Destes, mais de 660 mil fugiram do país para nações vizinhas.

Números das fronteiras apontam que só nas últimas 24 horas foram 150 mil as pessoas que passaram em postos de controle. A Polônia, que já abrigava uma população de mais de 1,5 milhão de ucranianos antes do início do conflito, é o principal destino. Milhares de pessoas se dirigem também para Hungria, Moldávia e Romênia.

Histórico

A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Otan, grupo militar liderado pelos Estados Unidos. Para a Rússia, uma possível entrada do vizinho na organização é uma como uma ameaça à sua segurança. A relação entre Rússia, Belarus e Ucrânia começou antes da criação da União Soviética que existiu entre 1922 e 1991.

Leia também:

+ Bolsonaro sobre presidente da Ucrânia: ‘Não tenho o que conversar com ele’

+ Casa Branca refuta ameaça nuclear e países Europeus pedem Ucrânia na Otan

+ Bolsonaro não conversou com Putin por telefone, esclarece Itamaraty

Comentários

 




    gl